A internet oferece riscos, principalmente quando o assunto é o ambiente de trabalho remoto para pequenas, médias e grandes empresas. Isso porque a rotina envolve troca de e-mails, videoconferências, chamadas com o envio de informações sigilosas e outras possíveis ações que incluam dados sensíveis.

Portanto, se você ainda conta apenas com a segurança do seu antivírus, saiba que pode não ser o suficiente. Confira algumas dicas para manter a proteção de suas tarefas, em home office.

Dicas para Home Office

Fonte: VisualHunt

1. Limites e equilíbrio no Home Office

Essa importante dica foi um dos principais desafios ao profissional que passa a ter um ritmo de trabalho à distância. Entre as recomendações estão:

• proteja seus dados com senhas;
• evite compartilhar o computador com outras pessoas, se possível;
• crie um usuário exclusivo para trabalhar;
• lembre-se de deslogar suas contas quando estiver ausente.

Dicas para Home Office

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Em casa, o ambiente geralmente é de conforto e confiança mútua, portanto é essencial estar atento ao local escolhido para o trabalho, a fim de encontrar equilíbrio. Dessa forma, durante as comunicações, clientes e parceiros deverão se sentir de fato em um compromisso profissional.

2. Segurança cibernética

Ao tratarmos de proteção digital, o assunto toma rumos ainda mais críticos. Medidas como o investimento em um bom antivírus são indispensáveis. Além disso, mudanças de hábitos e uma atenção redobrada enquanto navega na internet, também são importantes. O mundo se voltou para o home office — e os “atacantes” e hackers sabem disso.

Dicas para Home Office

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Por isso, antes de sair contratando serviços e se sentir blindado, tenha em mente que a primeira mudança deve partir de você. Entre as dicas, destacam-se:

• nunca baixe arquivos de e-mails suspeitos;
• não acesse links diretos de e-mails;
• não forneça dados pessoais em sites que você não conhece;
• não faça download de sites não confiáveis e não envie documentos ou dados da sua empresa a esses endereços.

O antivírus é a sua primeira linha de defesa quando se trata do computador. É ele que será o responsável por conter parte dos e-mails que sinalizam phishing, sites não confiáveis, downloads suspeitos e outras ameaças. Para escolher o melhor, pesquise o que se encaixa mais com as suas necessidades.

3. Protegendo sua conexão

Atualmente, os serviços de VPN receberam uma popularidade imensa. Essa plataforma permite que você mascare sua conexão na internet com o IP de uma outra região e impeça que até sua própria provedora consiga obter seus rastros e dados. Tudo que você faz na internet é registrado — normalmente no seu nome, endereço e IP — e isso pode ser usado contra você e sua empresa.

Dicas de Home Office

Fonte: VisualHunt

A Rede Virtual Privada (VPN) camufla seus passos e é importante para manter a discrição enquanto usa a internet. A imensa maioria desse tipo de rede é paga, mas o valor é acessível na maior parte dos casos. Se você for um colaborador e ainda não estiver utilizando uma, vale conversar com o empregador sobre a adoção de uma dessas ferramentas.

4. Padronização da segurança

Os supervisores e líderes de empresas devem compartilhar todas as exigências de segurança com seus funcionários e explicá-las devidamente, ressaltando sua importância. Todas as ferramentas pagas, assim como softwares gratuitos para compartilhamento de arquivos, videoconferências e outros, devem ser fornecidos e comunicados pela empresa.

Dicas para Home Office

Fonte: VisualHunt

Portanto, não confie ou adote por conta própria medidas de segurança individuais. Considerando que nem todos têm amplo conhecimento em informática, as medidas tomadas podem variar e pontas menos protegidas expõem toda a companhia.

O ideal é que a empresa proporcione aos colaboradores pelo menos parte das medidas de segurança e acesso da equipe, caso os equipamentos utilizados em home office não pertençam em sua totalidade à empresa.

5. Softwares alinhados com a empresa

Como uma forma de manter as atividades fora do ambiente de trabalho, com todos os membros da equipe alinhados, é importante que colaboradores e gestores utilizem as mesmas ferramentas para comunicação ou compartilhamento de documentos.

Essa organização inclui desde um programa para apresentação de relatório, como documentos em nuvem para armazenamento de informações e as plataformas destinadas a videoconferências internas e externas.

Para finalizar, uma dica útil é pesquisar e compartilhar com a sua equipe tutoriais acessíveis sobre segurança da informação, o uso de ferramentas de trabalho no computador e exigências do trabalho home office de forma amigável.

Contar com equipamentos apropriados, incluindo hardware, periféricos e acessórios, pode também te ajudar, e muito, a tornar a adaptação a essa rotina ainda mais natural e satisfatória.

E você? Está fazendo home office ou conhece alguém que passou a adotar essa rotina? Já adotou as medidas necessárias para garantir a sua segurança no trabalho remoto? Compartilhe conosco!

Por: Igor Almenara Carneiro

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