O Super Nintendo marcou o coração de muito jogador nos anos 90 e foi, em boa parte, responsável por popularizar o gênero RPG, principalmente no ocidente. Apesar de Final Fantasy ou Chrono Trigger poderem ser os primeiros títulos a virem na mente de muita gente, o console teve algumas outras pérolas, que não ficaram tão conhecidas principalmente por não terem “saído” do Japão.

Já a equipe do blog KaBuM! decidiu preparar uma lista com 5 RPGs do Super Nintendo, queríamos incluir mais (ficará para uma segunda parte), que todos deveriam conhecer ou pelo menos dar uma chance, mas que foge dos títulos “mais clássicos”, apesar de serem de desenvolvedoras famosas em sua grande maioria. Confira!

5 RPGs do Super Nintendo que você precisa conhecer

Tales of Phantasia

Lançado praticamente no fim da vida do Snes, Tales of Phantasia é um RPG que se destacou por seu combate bem diferente, que lembra até mesmo certos jogos de plataforma, mas que não dispensa uma boa dose de estratégia. No título, os jogadores controlam 4 heróis que precisam deter Dhaos, um feiticeiro que ameaça o mundo de Aselia.

Hoje em dia, vale lembrar, a franquia “Tales of” faz bastante sucesso. Já Tales of Phantasia é considerado um verdadeiro clássico, que recebeu ports para outros consoles, sendo que sua primeira versão oficial traduzida para o inglês foi lançada em 2006 para o Game Boy Advance.

Shadowrun

Baseado no RPG de mesa de mesmo nome, Shadowrun é um título de RPG com ação que leva os jogadores a um mundo Cyberpunk em que grandes corporações controlam praticamente tudo. O seu grande diferencial fica por conta de suas mecânicas de hacks e a forma de recrutar mais mercenários por sua equipe.

Shadowrun, vale notar, também teve um título lançado para o Mega Drive, mas que não se trata da mesma versão do Super Nintendo. Já após um grande hiato, em relação a jogos eletrônicos, Shadowrun ganhou uma nova versão em 2013, que também merece uma atenção especial.

Ogre Battle: The March of the Black Queen

Ogre Battle é um RPG tático em tempo real em que os jogadores controlam rebeldes lutando contra um império corrupto. O jogo fez bastante sucesso devido ao seu sistema de combate refinado, principalmente por conta das “classes”, que mudavam as forças e fraquezas de cada personagem.

Tendo feito bastante sucesso, o jogo chegou a ganhar um sucessor, o “Tatics Ogre: Let Us Cling Together”, ainda para o Super Nintendo, mas que foi lançado apenas no Japão em 1995. Uma versão americana, entretanto, foi lançada para o PlayStation em 1998 com algumas melhorias.

Secret of Evermore

Secret of Evermore foi um dos primeiros RPGs lançados pela Square no ocidente e logo se destacou por conta de sua história um tanto quanto excêntrica. No título, os jogadores controlam um garoto e seu cachorro que foram levados para um mundo estranho por conta de um experimento.

Não apenas isso, os jogadores acabam fazendo quase que uma “viagem no tempo”, uma vez que os mundos do jogo representam eras diferentes, que vão desde a “pré-história” até um “futuro fictício”.

Arabian Nights: Sabaku no Seirei-ō

Um RPG que foi traduzido, quase que recentemente, por fãs é o Arabian Nights, lançado originalmente em 1996. No título, uma garotinha liberta um gênio chamado Ifrit, sendo que o seu desejo é de salvar o mundo que está sendo atacado por criaturas das trevas.

A história até pode parecer um pouco clichê, mas a ambientação de Arabian Nights se destaca demais por ser diferente de praticamente qualquer outro RPG ao mesmo tempo que aborda a mitologia árabe. O sistema de combate é por turnos e conta com o diferencial de ter “cartas” para que ataques diferentes possam ser utilizados.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários