Experiência com Resident Evil mostra a importância do cheiro no metaverso
Segundo pesquisa, o cheiro aumenta significativamente a sensação de realismo em aplicações de na realidade virtual e, claro, também no metaversoBy - Cesar Schaeffer, 11 abril 2022 às 15:56
A imersão em aplicações de realidade virtual, principalmente em muitos games, é algo impressionante. Qualquer um com óculos VR é instantaneamente teleportado para uma outra dimensão; quem já experimentou sabe: não dá para “fingir” que é somente virtual. Nosso cérebro realmente é induzido a essas sensações promovidas pela tecnologia. Mas parece que algo está faltando além do visual… o cheiro!
Sim, o aroma de ambientes, situações, são interpretadas pelo nosso cérebro para uma sensação ainda maior de imersão. E, de acordo com pesquisadores, o cheiro deixa a realidade virtual – e consequentemente o metaverso – ainda mais “reais”. Segundo eles, na verdade, é a chave para uma experiência ainda mais imersiva.
O cheiro do metaverso
Para analisar o impacto do odor em aplicações de realidade virtual, a equipe de pesquisadores usou o jogo Resident Evil. O game, entre outras experiências assustadoras, traz cenas com artefatos sangrentos, comida podre e até uma cabeça “perdida”.
Quem participou da experiência jogou uma parte específica de Resident Evil em realidade virtual duas vezes: com e sem cheiro. Misturas expeliam quatro odores específicos durante a jogativa – floresta, fumaça, algo podre e umidade.
Ao longo da experiência, foram medidas as respostas fisiológicas dos jogadores – frequência cardíaca, atividade eletrodérmica e temperatura – tudo por meio de uma pulseira inteligente. A conclusão é de que o cheiro aumentou significativamente a sensação de realismo na realidade virtual, causando até reações fisiológicas diferentes.
Cheiro além dos games
Interessante é que o trabalho com o uso do cheiro tem aplicações mais amplas para a realidade virtual – e vai além dos jogos. As descobertas trazem evidências de que o olfato pode ajudar a aumentar a eficácia das simulações de VR usadas em treinamento ou terapia, por exemplo, ao oferecer uma experiência ainda mais próxima da realidade aos participantes.
Via: Techxplore
Comentários