League of Legends: os campeões mais fortes do patch 12.6
Apesar de poucas no patch 12.6, algumas escolhas mudaram e até campeões esquecidos voltaram a ficar fortes no League of Legends. Confira!By - Alvaro Scola, 5 abril 2022 às 17:36
*Matéria produzida em parceria com Igor Shimabukuro
Após ficar quase um mês sem receber atualizações, o League of Legends, enfim, recebeu uma nova atualização. O patch 12.6 do LoLzinho foi liberado na última quarta-feira (30), trazendo algumas mudanças, como nerfs em campeões fora da curva e em itens de roubo de vida.
Apesar das poucas novidades reveladas, é natural que os jogadores fiquem ansiosos para saber quais são os melhores campeões — além das builds e runas usadas — do meta. Não que seja algo 100% exato, mas os números compilados das filas ranqueadas podem indicar o que tem funcionado e o que não tem.
Sem mais delongas, confira as principais sugestões (rota a rota) do blog KaBuM! para se dar bem nesse novo patch do League of Legends.
Melhores Top Laners
A mudança no Quebracascos foi vista no patch 12.4 e já tinha impactado bastante alguns campeões da rota do topo. Já após itens com roubo de vida terem passado por mudanças, novamente temos campeões diferentes que ficaram fortes para esta posição.
Darius
Apesar de sua taxa de vitórias ainda estar apenas um pouco acima da casa dos 51%, mas que não para de crescer desde a chegada do último patch, o Darius voltou a ser uma boa escolha no topo para correr incessantemente atrás de seus inimigos, uma vez que Tryndamere foi prejudicado por nerfs em sua ultimate. Nas runas, a escolha principal para o Darius segue sendo o “Conquistador”, enquanto nos feitiços as melhores escolhas ficam pelo “Flash e Fantasma”.
Na questão da build, o item mítico a ser fechado é a “Força da Trindade”. Após tê-lo feito, os jogadores ainda devem ir em busca de um pouco mais de dano com a “Dança da Morte” e o “Sinal de Sterak”. Por sua vez, os últimos itens devem focar em deixar o Darius mais tank e as principais escolhas se resumem a “Couraça do Defunto”, ou “Força da Natureza” para o caso de estar contra muitos magos, e “Armadura de Espinhos”.
Kayle
A famosa anja do League of Legends voltou a ganhar espaço na rota superior e está com uma taxa de vitórias acima dos 53%, o que pode ser considerado acima da média. A campeã, é claro, ainda tem aquele early game bem fraco, sendo que a sua principal runa atual é “Ritmo Fatal”, enquanto os “biscoitos” não podem deixar de fazer parte de seu kit para dar aquela vida e mana extra na fase de rotas.
O primeiro item a ser fechado pelos jogadores na partida é o “Dente de Na’Shor”, que não é mítico, mas que traz os principais atributos que Kayle precisa para começar a escalonar. Já o item mítico mesmo a ser buscado é o “Criafendas”, que ajudará a campeã a recuperar vida. A partir daí, basta fazer itens tradicionais de AP puro, como “Capuz da Morte de Rabadon” e “Cajado do Vazio”.
Shen
Já no cenário dos campeões para durar muito nas brigas, Shen é quem começou a brilhar neste patch. A runa principal a ser escolhida é a “Aperto dos Mortos-Vivos”, que lhe ajudará a causar mais dano e a ter mais vida ao longo da partida.
Na itemização, após fazer a “Manopla do Raio de Gelo”, o item a ser fechado é o “Abraço Demoníaco”, que ajudará o samurai a causar um pouco mais de dano. A partir de então, basta fazer itens de armadura ou de resistência mágica dependendo da composição adversária.
Melhores caçadores
Na parte da selva, os campeões continuam praticamente os mesmos desde o último patch, já que nem eles nem mesmo os itens passaram por grandes mudanças. Entretanto, uma pequena surpresa, que também não mudou, aparece.
Diana
Devido a força de seu escudo e uma ultimate poderosa, a Diana conseguiu manter sua boa posição na selva, sendo uma das campeãs mais escolhidas para a rota. A runa principal sendo utilizada pelos jogadores é o “Conquistador”, que ajuda Diana tanto em confrontos 1v1 quanto nas teamfights.
O item mítico a ser utilizado na campeã é o “Explocinturão Hextech”, que deve ficar acompanhando de outros itens de AP utilizados por magos, como “Chama Sombria” e “Capuz da Morte de Rabadon”. Já por precisar fazer engages, a “Ampulheta de Zhonya” pode ser uma escolha bem preciosa.
Talon
A surpresa do patch fica com o Talon na lista dos caçadores mais fortes, que está com uma taxa de vitórias superior a 52%. Para chegar com um dano explosivo, a runa principal mais utilizada no campeão é a “Primeiro Ataque”, que também lhe ajuda a ganhar um ouro extra.
Já a sua build, como a maioria dos assassinos AD, é composta de itens de “Letalidade” e de penetração de armadura. Então, comece com o mítico “Eclipse” e para para outros itens como “Lâmina Fantasma de Youmuu”, “Limiar da Noite” e “Rancor de Serylda”.
Volibear
Outro campeão que segue bem forte no meta, principalmente devido ao seu potencial de ganks cedo, é o Volibear. A sua runa principal é a “Pressione o Ataque”, que lhe ajudará a causar mais dano após usar o seu kit para engage com o tempo.
O item mítico a ser feito para o campeão é o “Quimiotanque Turbo”, que tem uma ótima sinergia com o seu “Q” para correr ainda mais. Após tê-lo fechado, basta partir para uma build tank tradicional, mas dando preferência a itens que ajudem com velocidade de movimento, como “Couraça do Defunto” e “Força da Natureza”.
Melhores mid laners
A rota do meio, assim como a selva, não passou por muitas mudanças, mas uma campeã que andava meio esquecida tem visto a sua taxa de vitórias melhorar, assim como sua popularidade.
Ahri
Desde que recebeu o rework, Ahri tem sido uma das escolhas mais sólidas para a rota do meio e nem mesmo nerfs passados mudaram isso. Como uma boa assassina, Ahri usa “Eletrocutar” como a sua principal runa para poder causar bastante dano quando decidir ser agressiva.
O item mítico mais popular para a campeã é o “Glacieterno”, que lhe ajudará a ter um controle de grupo extra. Feito o mesmo, a melhor escolha para a campeã é fazer o “Foco do Horizonte”, seguido de mais itens AP, como “Chama Sombria” e “Capuz da Morte de Rabadon”.
Veigar
Como o meta do League of Legends continua com muitos campeões de engage, Veigar segue sendo uma ótima opção devido ao stun de seu “E” e seu dano explosivo no late game. A runa mais utilizada no campeão tem sido a “Predador”, que lhe dá um pouco mais de mobilidade para ganks, mas “Eletrocutar” também se apresenta como uma boa opção.
A sua build é praticamente a mesma da Ahri, ou seja, primeiro feche o “Glacieterno” e depois basta fazer muitos itens de AP.
Anivia
No patch 12.6 do League of Legends, Anivia está com uma taxa de vitória acima de 53%, que a deixa como uma das campeãs mais fortes da rota meio. Ela não passou por grandes mudanças recentemente e, assim, a sua runa principal continua sendo “Eletrocutar”, que causa uma grande quantidade de dano quando o seu combo é executado corretamente.
Diferentemente dos outros campeões mais fortes do mid, o item mítico a ser feito é a “Angústia de Liandry”, mas antes de completá-lo é recomendado que seja feita ao menos a “Lágrima da Deusa” para ajudar a campeã com seus problemas de mana. Após isso, como para todos os magos do meio, basta fazer itens de AP e de “Penetração Mágica”.
Melhores atiradores
Acredite se quiser, mas as três sugestões de atiradores passam longe do meta de ADCs de ranges atiradores. Não que campeões como Jinx ou Jhin estejam fracos, mas os números do patch 12.6 de League of Legends mostram que outras opções têm figurado nos campos de Summoner’s Rift.
Lucian
O primeiro conselho de pick tem nome: Lucian. Atualmente, ele é o ADC mais bem ranqueado, com taxa de 52,7% de win rate. Os nerfs em outros atiradores e em itens de life steal caíram bem para ele, que prioriza uma build de burst, mais barata e com pico de poder no mid game.
Entrando no assunto runas, Pressione o Ataque continua sendo a opção mais escolhida, já que potencializa o burst do atirador. Na árvore secundária, o padrão: “botinha” e “biscoito” — ou bolacha?
Força do Vendaval também segue como a melhor opção de item mítico, já que oferece mais um dash ao campeão. Colhedor de Essência e Gume do Infinito também são essenciais na build e um Anjo Guardião pode completar o pacote.
Vayne
Forte no patch 12.5 e forte no patch 12.6. Vayne até foi impactada com o nerf em itens de roubo de vida, mas o nerf em campeãs como Jinx e Zeri, ambas de grande alcance, mantiveram a atiradora como uma ótima escolha (com 52,1% de win rate) também nesta atualização.
O Ritmo Fatal ainda é visto na árvore primária, mas com a remoção da Caça Voraz, muitos players têm preferido por uma árvore secundária baseada em Determinação.
Falando de build, a itemização será situacional. Mesmo com o nerf no Arco-Escudo Imortal, ele pode ser uma boa opção contra burst. Se houver tanks no time inimigo, invista em Máta-Craquens. De resto, vale investir em um Limite da Razão e em uma Lâmina da Fúria de Guinsoo.
Twitch
O rato é a última sugestão de atirador para este patch de League of Legends. Com taxa de vitória de incríveis 52,46%, ele tem chamado a atenção nas filas ranqueadas. Ele pode não estar quebrado, mas o atual meta de suporte tem favorecido a escolha dele.
Assim como Lucian, sua runa primária é baseada em Pressione o Ataque para aquele burst maroto após pegar os inimigos desprevinidos. Por falar nisso, a runa secundária de Dominação pode ajudar nessa estratégia.
Pegue o papel e caneta para seguir a build mais recomendada: Força do Vendaval, Furacão de Runaan, Gume do Infinito e Lembranças do Lorde Dominik.
Melhores suportes
Os suportes de engage que nos perdoem, mas os campeões de peel seguem como preferência na rota inferior do League of Legends. Até porque jogar em um meta de ADCs de range menor exige um cuidado extra. E nisso, as sugestões abaixo conseguem tirar de letra.
Soraka
Itens de roubo de vida nerfados? Não se preocupem, a ambulância ambulante (?) resolve isso. Embora enfrente algumas dificuldades na rota, seu potencial no mid e late game compensam. Quem duvidar que conteste o win rate de 54,68% da Sorakinha.
No patch passado, já mostramos uma runa baseada em Feitiçaria, mas a preferência tem sido por um pouco mais de resistência.
Regenerador de Pedra Lunar, Redenção, Turíbulo Ardente e qualquer outro item que cure ou ofereça buffs ao aliado são válidos para a campeã.
Sona
Onde há espaço para Soraka, há espaço para Sona. As estratégias usadas para ambas as campeãs são bem similares: ficar ao lado de seu atirador (ou outro carry do time) para mitigar qualquer ameaça. E a Sona tem conseguido cumprir bem seu papel, ao menos em 53,9% de seus jogos.
Para ser um pouco menos passiva na lane, vale abusar de uma runa baseada em Invocar Aery. Mas lembre-se que todo cuidado é pouco — sério, ela é bem frágil.
O Regenerador de Pedra Lunar segue como a melhor opção para item mítico. Putrificador Quimtec, Fimbulwinter e Cajado do Arcanjo completam a build.
Renata Glasc
A última campeã lançada no League of Legends ocupa a última colocação dessa lista. Embora Renata Glasc consiga causar um dano considerável na lane, é o seu kit de habilidades, especialmente as skills de buff, que a colocam como boa opção neste patch 12.6.
Sobre as runas não tem erro: Determinação na primária e Dominação na secundária.
Em relação às runas, opte por um Medalhão de Solari de Ferro como item mítico. Posteriormente, invista em um Putrificador Quimtec, Redenção e em um Turíbulo Ardente.
Comentários