Com a saída do ministro e astronauta Marcos Pontes, Paulo Alvim se tornou o novo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) após mudança ser publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31), também data limite de desincompatibilização dos ministros candidatos à pasta.

Além de Pontes, que anunciou a saída para concorrer a deputado federal nas eleições deste ano, mais oito pessoas foram exoneradas do governo. Em Barcelona, durante o Mobile World Congress, o ex-ministro do MCTI afirmou que queria Paulo Alvim como nome indicado, insistindo na última semana contra a indicação de um político para o cargo.

Paulo Alvim assume MCTI no lugar de Marcos Pontes

Imagem: Wesley Sousa/ASCOM/SEAPC/MCTI

“O Paulo Alvim tem todas as qualidades, mais de 40 anos de experiência no mercado de empreendedorismo. Ele conhece muito bem todos os projetos que a gente desenvolve no ministério”, disse Pontes ao defender a indicação de Alvim para o cargo em entrevista ao O Globo.

Em discurso de posse, o novo ministro disse que a transformação do país depende do avanço coeso, integrado e convergente em educação, ciência e tecnologia. “Não existe outro caminho”, pontuou.

O ex-secretário também apontou o diálogo do ministério com o setor empresarial e acadêmico na superação dos desafios dos últimos anos, assim como a maior integração da pasta com as instituições vinculadas, como CNPq, EMBRAPII e FINEP. “Nós precisamos trabalhar cada vez mais juntos. Ainda vamos transformar muita coisa em nosso ciclo”, disse.

Paulo Alvim assume MCTI no lugar de Marcos Pontes

Cerimônia de Transmissão de Cargo de Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações. Imagem: Wesley Sousa (ASCOM/SEAPC/MCTI)

Paulo César Rezende de Carvalho Alvim é formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Tem 40 anos de experiência no setor público, no qual ocupou diversos cargos, a maioria com foco em ciência e tecnologia. O novo ministro da pasta também foi secretário adjunto no governo do DF e chefe do escritório do Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), em Brasília. Desde 2019 ocupava o cargo de secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI.

Junto ao ex-ministro astronauta, foram substituídos Damares Alves/Mulher, Família e Direitos Humanos; Gilson Machado/Turismo; Tarcísio de Freitas/Infraestrutura; Rogério Marinho/Desenvolvimento Regional; Onyz Lorenzoni/Trabalho; Tereza Cristina/Agricultura; Flávia Arruda/Secretaria de Governo; e  João Roma/Cidadania.

 

Com informações de Convergência Digital e portal Gov.br

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários