Google testa pagamentos alternativos na Play Store; primeiro teste é com o Spotify
Novidade que será liberada até o fim do ano permitirá que usuários que baixaram o Spotify no Android optem por outros meios de pagamentoBy - Alvaro Scola, 24 março 2022 às 9:01
Ao baixar um aplicativo no Android que oferece opção de ter uma assinatura, os usuários teriam que fazer o seu pagamento através da Google Play. Agora, em um primeiro teste entre o Google e Spotify, os usuários terão mais liberdade para escolher outros meios de pagamento – o que abre portas para que outros serviços também ofereçam meios de cobrança alternativos ao da loja oficial de apps.
Em seu site oficial, o Spotify explicou que está trabalhando em conjunto com a Google Play, quando o seu aplicativo é baixado no Android, para que seus usuários possam optar por pagar a sua assinatura com serviços de terceiros pela primeira vez. Não somente isso, sem entrar em detalhes, o anúncio também aborda que desenvolvedores poderão se beneficiar da novidade – é aí que está o grande “trunfo” dessa história.
Assim, graças a essa parceria, é esperado também que serviços e aplicativos de outros desenvolvedores possam oferecer mais opções de pagamento quando baixados através da Google Play. A nova opção de pagamento ainda está em fase de desenvolvimento, que deve durar mais alguns meses. Entretanto, a novidade deve ser disponibilizada até o fim do ano.
Google e Apple foram pressionados por outras empresas
O anúncio de que o Spotify está com uma parceria dessas com o Google pode até ser visto como uma surpresa. Recentemente, empresas reclamaram do Google e da Apple por conta do monopólio feito em suas lojas, que não as permitiam oferecer pagamentos através de serviços de terceiros.
Um dos exemplos mais claros fica com a Epic Games, que teve o Fortnite removido tanto da Google Play quanto da App Store ao implementar um sistema deste tipo, o que infringiu as regras de ambas as lojas.
Via: Engadget
Comentários