Ameaças continuam livres na Google Play Store; saiba proteger seu Android
Segundo especialistas, alguns apps falsos continuam disponíveis para download; mods do WhatsApp representam a principal ameaça do anoBy - Cesar Schaeffer, 20 março 2022 às 18:38
A Google Play Store contém uma série de aplicativos maliciosos escondidos. O alerta agora é em relação ao aumento da infiltração de trojans na loja oficial de aplicativos para Android. Segundo especialistas em segurança, um dos apps infectado tem mais de 500.000 instalações e continua disponível para download.
A maioria das ameaças pertence a uma família de malware usado em vários golpes e causam principalmente perdas financeiras e vazamento de informações pessoais confidenciais das vítimas. A análise foi publicada pelo serviço de segurança Dr. Web e traz um raio-x do problema.
Infestação de trojans na Play Store
Entre as principais ameaças dentro da Play Store estão apps de gerenciamento de criptomoedas, ferramentas de auxílio para benefícios sociais e editores de fotos.
Segundo o relatório, a maioria deles já foi removida da loja do Android, mas conforme informa a Bleeping Computer, dois dos aplicativos apontados como maliciosos continuam disponíveis para download. O Top Navigation é um deles e contabiliza mais de 500.000 instalações.
Outro app problemático que ainda continua na Google Play Store é o Advice Photo Power, com mais de 100.000 downloads.
Usuários dos apps relatam possíveis golpes de assinatura, que cobram uma determinada quantia por semana para verificação ou remoção de anúncios.
WhatsApp falso!
Os especialistas do Dr. Web alertam, no entanto, para a pior ameaça identificada neste início de ano: as versões infectadas de mods não oficiais do WhatsApp; como o GBWhatsApp, OBWhatsApp e WhatsApp Plus.
Esses aplicativos oferecem widgets da tela inicial, barra inferior separada, ocultar opções de status, bloqueio de chamadas e a capacidade de salvar automaticamente a mídia recebida. Por outro lado, trazem um malware embutido capaz de capturar notificações dos aplicativos, que são usadas para apresentar conteúdo falso e atualizado remotamente, permitindo que os invasores redirecionem os usuários para sites maliciosos.
Proteja seu Android
Confira algumas dicas para ficar livre dessas ameaças:
- use uma solução de segurança confiável no seu smartphone;
- evite baixar APKs (pacotes de instalação) de fontes duvidosas e/ou não oficiais;
- leia as avaliações dos usuários sobre o aplicativo;
- confira as solicitações de permissão na instalação do app.
Comentários