Uma das coisas mais divertidas de uma nova geração de consoles é ver o seu hardware e imaginar o que ele vai conseguir entregar, como vai conseguir e quais são as tecnologias que vão se tornar padrão quando os desenvolvedores aprenderem a usar essas máquinas em sua máxima performance.

Mas, outra parte divertida de sabermos mais sobre esse hardware é podermos compará-los com os computadores e pensarmos em como seria montar um PC que fosse parecido com um console. Hoje, os consoles são bem parecidos com os PCs Gamers, então, essa comparação fica cada vez mais comum. Pensando nisso, decidimos montar uma máquina, com peças disponíveis no KaBuM!, para se aproximar do hardware do PS5.

Antes, vamos a algumas considerações:

Algo importante a ser levado em conta: um console é construído de forma a ser otimizado para rodar games, enquanto um PC Gamer é feito para fazer muito mais coisas ao mesmo tempo. Portanto, as suas peças, mesmo que gamers, são mais abrangentes. A variedade de peças de um PC também é gigante, enquanto um console tem peças fixas pensadas e construídas apenas para ele.

Além disso, temos a questão da otimização: otimizar um jogo para um console de hardware fixo, feito apenas para games, é uma tarefa muito mais simples e com muito mais ferramentas disponíveis do que fazer o mesmo para PCs. Então, leve esse texto apenas como um exercício e uma brincadeira com o mundo dos hardwares, pois ele pode não rodar games com os mesmos visuais de um PS5, combinado?

Agora, vamos para as peças do nosso PC Gamer!

Placa Mãe Asus ROG Strix B450-F

Placa Mãe

Fonte: Asus

Começando com a base para nosso plano, escolhemos a ROG Strix B450-F, uma placa-mãe que possui tudo o que precisamos, além de ser muito robusta e com possibilidades de expansão. Ela tem suporte à frequência de memória que utilizaremos posteriormente, a SSD M.2 e diversas tecnologias que nos ajudam no desempenho. Claro que pensamos, também, no custo benefício – o que a placa pode entregar pelo valor que ela tem. Isso vai servir, ainda, para as outras peças aqui listadas. Um PC Gamer forte precisa começar com uma base forte.

Processador AMD Ryzen

Ryzen

Fonte: PC Gamer

Para o nosso processador, creio que nenhum se aproxime tanto do novo console quanto o Ryzen 7 3700X da AMD. Para quem não sabe, o processador do PS5 será feito pela AMD, e ele vai utilizar a arquitetura ZEN 2, portanto a mesma que esse Ryzen apresenta. Além disso, o processador do PS5 tem 8 núcleos que vão trabalhar a uma frequência base de 3.5GHz, bem próxima dos 3.6GHz que temos aqui. Ele também apresenta um ótimo desempenho e vai permitir que nosso PC não sofra com gargalos em seu desempenho, nos quais uma peça mais fraca provoca uma queda no desempenho geral.

Memória Corsair Vengeance

Memória RAM

Fonte: Corsair

Memórias, assim como placas de vídeo, estão entre os assuntos mais divergentes quando falamos de consoles e PCs. Nos videogames, a memória é única, e serve tanto para a CPU quanto para a GPU, enquanto nos PCs, as memórias RAM e memória da placa de vídeo são separadas e possuem funções diferentes no funcionamento da máquina. Sendo assim, optamos por uma memória RAM de 3200MHz totalizando 16GB DDR4, a mesma quantidade de memória unificada que o PS5 possui.

Placa de Vídeo Asus NVIDIA Dual Geforce RTX 2070

Placa de Vídeo

Fonte: Asus

Como dito anteriormente, a placa de vídeo é outra parte divergente. Não estamos só contando as memórias unificadas dos consoles, mas também as tecnologias suportadas, além do fato de que a nova arquitetura RDNA 2 da AMD ainda não foi lançada ou divulgados mais detalhes até a data da publicação deste texto. E vale destacar que o PS5 vai usar essa tecnologia. Sendo assim, decidimos escolher algo semelhante e já disponível, o que explica a 2070 Super.

Ela é uma placa poderosa, com suporte à DLSS e Ray Tracing, duas tecnologias que prometem brilhar na nova geração, e tem uma memória de vídeo GDDR6 como a do PS5. Outra opção seria a RTX 3070 da NVIDIA, que promete um desempenho ainda melhor por ter uma arquitetura mais nova.

SDD Gigabyte Aorus

SSD

Fonte: Gigabyte

Se você acompanha o mundo dos games, sabe muito bem que o SSD do PS5 é o seu destaque, e realmente vai apresentar uma velocidade impressionante, ainda não disponível nos PCs. Para ajudar nisso, a Sony desenvolveu toda uma arquitetura própria, e os SSDs estão na própria placa do PS5.

Mas, se não conseguimos atingir fielmente essa velocidade, podemos lhes apresentar uma opção de SSD que também impressiona por ser rápido, respeitando o quesito custo benefício. Nosso escolhido Aorus tem 1TB disponível e uma velocidade de leitura de até 5000MB/s. Impulsionado pela NVMe Gen4, este SSD realmente é uma ótima opção dentro de sua faixa de preço.

Fonte Corsair

Fonte

Fonte: Corsair

E para mandar a energia necessária para essa nossa máquina, temos a fonte de 650W da Corsair. Essa fonte é modular e possui a certificação 80 Gold Plus, considerada ótima. Com ela, conseguimos puxar o desempenho máximo de nossa máquina e ainda deixar uma folga de segurança.

E chegamos ao fim de nosso experimento. E aí, o que achou do nosso PC Gamer? Como você montaria sua máquina? Mudaria alguma de nossas peças? Mudaria tudo? Conta pra gente! E fiquem ligados em nosso blog para mais novidades sobre o mundo dos games.

Comentários

2

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
LEANDRO BATISTA DA SILVA
25 de outubro de 2020 09:48

Não acho necessário montar um PC Gamer exatamente igual um ps5 ou xbox series x, o PC Gamer tem montagem modular e o console não, em 1 ano vai dar para montar algo melhor somente fazendo upgrade em um PC mais baixo. Montei um 3300x com 32 GB RAM 3200 MHz, ssd, Rx 5700 xt e estou muito satisfeito em um ano troco processador por um ryzen 5000 e o vídeo pelo que tiver no mercado e adeus desempenho da PS5.