Grupo processa Meta por omitir problemas com ajustes de privacidade do iOS; entenda
Grupo acusa a empresa de falta de transparência sobre impactos financeiros que a mudança poderia trazer à receita de publicidade da empresaBy - Tissiane Vicentin, 9 março 2022 às 12:31
A Meta definitivamente está passando por maus bocados em termos de negócios. Em fevereiro, durante a apresentação de resultados do trimestre fiscal da empresa, a empresa apresentou alguns números para o Facebook que não deixou muitos investidores felizes. À época, a empresa chegou a afirmar que, pela primeira vez em anos, a base de usuários da plataforma social estava em retração, o que fez também com que a empresa perdesse US$ 200 bilhões em valor de mercado.
Além disso, a companhia também afirmou que os ajustes de privacidade do iOS, promovidas pela Apple, resultaria em uma perda em publicidade no valor de US$ 10 bilhões — e é justamente esse último fato que fez a empresa ser processada.
Quem acusa a empresa é o Plumbers and Steamfitters Local 60 Pension Trust, um fundo de pensão multiempregador que fornece benefícios de aposentadoria, invalidez e morte a membros e indivíduos representados por eles. Em uma ação coletiva, a organização afirma que a Meta, controladora do Facebook, mentiu na apresentação de resultados do ano passado, quando informou que as questões relativas à privacidade do sistema iOS da Apple estariam “sob controle”.
Mas agora, na apresentação de fevereiro, ficou claro que o “sob controle” resultou na perda de dinheiro que, segundo a acusação, não foi informada de maneira transparente.
Assim, o processo aberto nesta terça-feira (8) em um tribunal federal de San Francisco (EUA) também alega que a Meta não forneceu informações adequadas aos investidores sobre o caso.
“Em vez de serem transparentes para os investidores, os réus pintaram uma imagem falsa e enganosa, alegando que a Meta tinha medidas mitigadoras para compensar o impacto das mudanças de privacidade do iOS e reconstruir o modelo de negócios de publicidade”, disse o grupo que entrou com a ação.
A Meta ainda não se pronunciou sobre o processo.
Via: Gizchina
Comentários