Chip Apple M1 Ultra aparece em benchmark e destrói CPU Intel de 28 núcleos
Testes vazados revelam que o M1 Ultra supera o processador do Mac Pro tanto em tarefas single quanto multi-coreBy - Marcelo Rodrigues, 9 março 2022 às 11:02
Não demorou nem 24h do anúncio oficial do novo chip da Apple e benchmarks vazados do componente já surgiram na web. Revelado na última terça (8), durante o evento “Peek Performance“, o processador M1 Ultra apareceu em testes de desempenho deixando o hardware do Mac Pro, com CPU Intel, comendo poeira.
M1 Ultra faz jus ao nome
O benchmark em questão apareceu no Geekbench sob o nome de “Mac13,2” e os tentou todo o poder de fogo do novo chip da Apple, que conta com 20 núcleos de processamento e uma GPU integrada com outros 48 cores – que podem ser expandidos para 64.
No teste, o M1 Ultra se mostra 56% mais rápido que o Intel Xeon W presente no Mac Pro em aplicações que utilizam um único núcleo e 21 % mais veloz nas tarefas multi-core. O detalhe? O CPU da Intel possui 28 núcleos, o que mostra que a arquitetura da Maçã é consideravelmente mais eficiente core a core.
Em números absolutos, o chip da Apple obteve pontuações de 1.793 em núcleo único e 24.055 em multi-core, contra 1.152 e 19.951, respectivamente, do hardware da Intel. A companhia de Tim Cook já havia mencionado no evento um salto de performance desse nível entre o Mac Studio com o M1 Ultra e o Mac Pro.
Por enquanto, esse é o único benchmark disponível e que mostra o suposto poderio do processador da Maçã. A expectativa é que, conforme o Mac Studio chegar à imprensa e aos consumidores, a partir de 18 de março, tenhamos mais exemplos do desempenho do chip e a confirmação de que a estratégia da Apple em hardware próprio está dando certo.
Via: Wccftech
Comentários