Google trabalha em ferramenta para arquivar apps pouco usados
A novidade do Google cria uma nova versão do aplicativo que ocupa menos espaço e pode ser restaurada a qualquer momentoBy - Luiz Nogueira, 9 março 2022 às 8:47
Por mais que os smartphones modernos tenham grandes capacidades de memória, chega um momento em que muitos aplicativos instalados ao mesmo tempo podem ser um problema. Pensando nisso, o Google trabalha em uma ferramenta para resolver a situação no Android.
Em uma postagem em seu blog, a empresa explicou que seu novo recurso permite desinstalar apps parcialmente, reduzindo cerca de 60% de seu tamanho, mas sem removê-lo completamente.
O que a ferramenta faz é criar um novo APK – arquivo instalável do app. Essas versões arquivadas, como aponta o Google, são muito menores e guardam todos os dados do app até que o usuários os restaure, trazendo-os para o tamanho original.
Por enquanto, a novidade será disponibilizada apenas para desenvolvedores Android. Ainda segundo o Google, a ferramenta só estará disponível para o público em geral “no fim do ano”.
Ainda não está exatamente claro como a funcionalidade vai aparecer no Android – se será uma opção ao lado do botão de desinstalação, por exemplo. De qualquer forma, essa parece uma boa solução para quem possui diversos apps instalados, mas que são pouco usados.
Via: The Verge
Comentários