No início da semana, o vice-Primeiro-Ministro da Ucrânia Mykhailo Fedorov fez um apelo oficial para que Sony e Microsoft deixassem de vender seus consoles na Rússia. Nesta sexta-feira (4), data de lançamento mundial de Gran Turismo 7, a Sony – sem muito alarde – cancelou a venda do novo jogo de corrida do PlayStation no país.

Segundo informa a Eurogamer, Grand Turismo 7 não está disponível para compra na PlayStation Store russa. A Sony ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato.

Na Rússia, a página da loja de Gran Turismo 7 exibe a mensagem: “Data de lançamento pendente de confirmação”.

Sony suspende lançamento de Gran Turismo 7 jogo na Rússia

Sony suspende lançamento de Gran Turismo 7 na Rússia – Imagem: reprodução / PlayStation Store

A vertical de distribuição de filmes da Sony já havia anunciado que pausaria os lançamentos de cinema na Rússia, incluindo o próximo spin-off do Homem-Aranha, Morbius, que tem lançamento previsto para o dia 24 de março.

Nesta quinta-feira (3), a CD Projekt Red, desenvolvedora polonesa por trás de Cyberpunk 2077 e The Witcher, disse que bloquearia todas as compras feitas na Rússia e na Bielorrússia no GOG.com, sua loja de games.

Games, Ucrânia e Rússia

O pedido feito por Fedorov, que também tem papel de Ministro da Transformação Digital do governo ucraniano, foi direcionado a todas desenvolvedoras, publishers e plataformas de esports.

“Vocês estão definitivamente cientes do que está acontecendo […]. A Rússia declarou guerra não à Ucrânia, mas a todo o mundo civilizado. Se você apoia os valores humanos, deve deixar o mercado russo”, clamou o ministro.

 

O político tenta aproveitar uma onda de protestos contra a Rússia e apoio da indústria dos games à Ucrânia. Diversos estúdios poloneses, por exemplo, estão doando o lucro da venda de seus jogos e DLCs para a Cruz Vermelha ucraniana.

Uma ação semelhante foi feita pela Wargaming, desenvolvedora de World of Tanks. A empresa não só doou cerca de US$ 1 milhão à organização humanitária, como demitiu um diretor que apoiou publicamente as ações do exército russo.

O mundo dos jogos e da guerra têm se entrelaçado de diferentes formas desde o início dos conflitos. Recentemente, a Riot Games precisou adiar seu torneio local de Valorant, enquanto imagens de ArmA 3 foram usadas nas redes sociais – e até na TV – como se fossem filmagens e fotos reais da invasão da Rússia em território ucraniano.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários