A Intel anunciou ontem (2) que está em parceria com empresas gigantes como AMD, ASE Group, Arm, Google, Intel, Meta, Microsoft, Qualcomm, Samsung, TSMC para definir um novo padrão para chiplets.

Com o UCIe (Universal Chiplet Interconnect Express), é esperado que se tenha um novo padrão aberto para que a comunicação entre chiplets de diferentes empresas dentro de um mesmo produto, como processadores, seja facilitada ao terem seu código aberto.

UCIe

Imagem: UCIe

De forma similar ao que vemos em outros padrões, como no USB, o UCIe define alguns requisitos de hardwares e softwares para que os chiplets de diferentes empresas possam atuar em conjunto.

O novo padrão, apesar de estar sendo adotado por grandes empresas, também pode ajudar fabricantes menores a reduzir seus custos. Por exemplo, para a criação de um produto, uma mesma empresa poderá usar uma solução da Intel e da AMD de forma simultânea para diferentes tipos de atividades, que não serão mais prejudicados por faltar um padrão de comunicação.

O que são chiplets

Os chiplets são um tipo de parte de um módulo de processamento, que podem ser conectados a outras partes para ter o seu número de funcionalidades expandidas. Já quando utilizados em conjunto, os módulos juntos ficam conhecidos como MCMs e que podem constituir uma arquitetura, como a Zen da AMD.

Explicações mais detalhadas de como o UCIe funciona podem ser encontradas em seu site oficial.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários