Vazamento da Nvidia pode ter revelado configurações do Nintendo Switch 2
Leak revela API gráfica com suporte DLSS 2.2 e ray tracing que é especulada para equipar o futuro sucessor do Nintendo SwitchBy - Igor Shimabukuro, 2 março 2022 às 11:42
Declarações passadas de Shuntaro Furukawa, presidente da Nintendo, sugeriram que o Nintendo Switch 2 pode ficar somente para 2027. Com o prazo distante, o foco agora baseia-se em descobrir quais seriam as configurações do sucessor. Felizmente, recentes vazamentos devem ajudar nisso.
Vazamento da Nvidia, informações do Nintendo Switch 2
O mais curioso é que o leak em questão não veio da Nintendo. Na última terça-feira (1º), a Nvidia confirmou que foi alvo de um ataque hacker coordenado pelo grupo Lapsus$, que chegou a vazar o código-fonte do DLSS — tecnologia de inteligência artificial para otimização de jogos.
Diante do ocorrido, a comunidade rapidamente começou a vasculhar os arquivos confidenciais da fabricante de GPUs. Uma das descobertas foi a identificação de um produto “NVN2”, que supostamente seria a API gráfica do Nintendo Switch 2 ou Switch Pro de uma futura geração.
NVIDIA leaks have “nvn2”, which seems to be the graphics api for the Switch Pro, based on Ampere with ray tracing support and DLSS 2.2 pic.twitter.com/k6nEr31CcY
— Nikki™ ? (@NWPlayer123) March 1, 2022
Os documentos vazados indicam que essa API NVN2 foi projetada para funcionar com a arquitetura de GPU Ampere da Nvidia, incluindo suporte para ray tracing e DLSS 2.2. Coincidência ou não, especulações anteriores já mencionaram um sucessor do Switch com DLSS.
O leak também mostrou referências aos SoCs T234/T239, cogitados para o Nintendo Switch 2. O T234 SOC pode apresentar 2.048 núcleos CUDA e 12 núcleos ARM Cortex-A78AE (Hercules) de 64 bits. O T239, por sua vez, traria uma GPU Ampere GA10F e taxa de 1024 FP32.
Cautela, gamers
É claro que todo vazamento do tipo pode causar extrema euforia entre a comunidade gamer. No entanto, é preciso frisar que “NVN2” pode não representar uma versão 2 do Switch, mas sim, uma possível versão cancelada ou não lançada do console portátil da Nintendo.
Além disso, há muito caminho pela frente e, após o vazamento, é possível que o Nintendo Switch 2 traga configurações atualizadas (e otimizadas) ou tecnologias que ainda nem foram lançadas. Logo, o leak pode sim ser uma prévia, mas deve ser recebido com cautela.
Via: Wccftech
Comentários