Uma nova atualização liberada pela Canonical corrige mais de uma dúzia de vulnerabilidades encontradas em várias versões do Ubuntu, o sistema operacional mais popular para Linux.

O update corrige cinco falhar encontradas em todas as versões do Ubuntu (Impish Indri, Focal Fossa, Bionic Beaver, bem como 16.04 e 14.04) e outras que afetam apenas algumas versões específicas do sistema operacional.

Duas das vulnerabilidades recém-descobertas chamam atenção; ambas podem bloquear o dispositivo ou permitir que o agente da ameaça execute um código arbitrário remotamente. A primeira, o CVE-2021-22600, é uma vulnerabilidade encontrada na implementação do protocolo de rede de pacotes do kernel; a segunda, CVE-2021-4083, é um problema encontrado na implementação do soquete de domínio Unix.

Outros problemas notáveis incluem vulnerabilidades que permitiriam aos agentes de ameaças a capacidade de executar código arbitrário, extrair dados ou executar ataques de negação de serviço (DDoS).

Ubuntu

Reprodução: Luis Wilker Perelo WilkerNet/Pixabay.com

Atualizem o Ubuntu

A indicação da Canonical é para que todos usuários atualizem seus endpoints para as versões mais recentes do kernel Linux imediatamente.

Segundo informa o 9to5Linux, a maneira mais fácil de corrigir (e atualizar) o sistema é executar o comando “sudo apt update && sudo apt full-upgrade” no aplicativo Terminal ou em outro emulador de terminal. Quem preferir, pode também usar o utilitário gráfico Software Updater, para instalar as novas versões do kernel e outras atualizações pendentes.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários