ma erupção vulcânica seguida de um tsunami no dia 15 de janeiro deixaram Tonga totalmente offline, sem qualquer acesso à internet. Agora, a partir desta terça-feira (22) – cinco semanas depois do ocorrido – o arquipélago está novamente conectado à web; ou melhor, parte dele.

Tonga

Imagem: Nasa

A Digicel, um dos principais provedores de internet no país, restaurou a conectividade de dados em boa parte das ilhas. Isso só foi possível depois que um submarino terminou os reparos no cabo de fibra óptica de 827 km que conecta Tonga a Fiji e ao resto do mundo. Foram necessários 20 dias para substituir uma seção de mais de 91 km do cabo que sofreu uma série de rupturas após o tsunami.

Missão do Confiança em 2019 em Tonga

Imagem: Reprodução

Mas nem todo arquipélago recuperou o acesso à internet ainda. O cabo doméstico que conecta a ilha principal de Tongatapu aos seus vizinhos também sofreu danos e ainda não foi consertado. Segundo James Panuve, CEO da Tonga Cable, o problema ainda pode perdurar de seis a nove meses, tempo para concluir os reparos necessários.

Erupção em Tonga

No passado, o governo tentou se preparar para episódios como esse com a contratação de um serviço de internet via satélite, mas desavenças com a provedora em questão impediram que a rede alternativa fosse instalada na ilha.

Fonte: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários