Hoje, comprar uma TV nova não se resume a apenas escolher o tamanho adequado ao ambiente, mas também a decidir entre as diversas funções e configurações do aparelho.
A maioria dos novos dispositivos já tem a tecnologia Smart atualmente, que permite conectá-los à internet e sincronizá-los às principais plataformas de streaming, por exemplo. Por mais que isso já elimine algumas das dúvidas em relação a qual TV escolher, ainda existem diferentes tipos disponíveis no mercado: TV LED, TV OLED e TV QLED.
Cada um deles apresenta características específicas que podem ou não se enquadrar no custo-benefício que você procura. Por isso, é preciso conhecer melhor os principais pontos para definir qual é o melhor modelo para comprar.
SMART TV LED
A sigla LED vem do inglês Light Emitting Diode, referente a um diodo emissor de luz chamado backlight. Cada uma das mini lâmpadas na tela desse tipo de aparelho é iluminada, gerando cores vivas e brilhantes e permitindo que ele seja mais fino.
Esse é um excelente modelo para quem deseja ter uma televisão leve e economizar, mas sem deixar de lado a qualidade ou perder o visual moderno. Na hora de escolher uma Smart TV LED, opte pela tecnologia Pixel Precise Ultra HD, que converte qualquer imagem para a resolução UHD, conferindo contraste, cores mais vivas, nitidez estável e muito mais, em um conjunto com Dolby Vision, Dolby Atmos e borda ultrafina.
SMART TV QLED
Os aparelhos QLED, ou Quantum Dot Emitting Diodes, apresentam os chamados pontos quânticos, minúsculos cristais que absorvem determinada frequência de luminosidade e refletem outra conforme a configuração escolhida, então não emitem a própria luz, apenas refletem a do backlight.
Os painéis QLED usam uma espécie de filtro metálico que acentua os contrastes das imagens e cria cores mais brilhantes, contribuindo para um melhor resultado das tecnologias 4K e HDR presentes nos televisores. Também têm gasto menor de energia e boa visibilidade em todos os ângulos.
Essa tecnologia faz com que a reprodução da variação das cores seja 100% independente das configurações de brilho da tela. A Samsung é a principal responsável pelas televisões QLED, disponíveis em 4K ou 8K. Esses modelos são uma ótima opção para jogadores de videogame, uma vez que seu display é considerado “imune” ao efeito burn-in, que acontece quando a utilização irregular dos pixels em imagens estáticas cria uma espécie de sombra na tela.
Elas agradam mesmo a um público mais exigente, que deseja cores fiéis à realidade e imagens nítidas em qualquer iluminação, com um excelente custo-benefício.
SMART TV OLED
Diferentemente das outras, uma televisão OLED (Organic Light Emitting Diode) não depende da uma iluminação traseira, o backlight, para formar a imagem. Na realidade, os pixels do aparelho têm luz de maneira orgânica a partir da corrente elétrica. Cada um dos pixels emite a própria luz, de maneira independente, resultando em muito mais qualidade, contraste e nitidez.
Porém, o aparelho acaba perdendo em relação a brilho e ângulo de visão em comparação a outros tipos de TVs. Também é mais suscetível a queima e retenção de imagens, desgastando-se com o tempo.
Os modelos OLED são mais finos, com até 1 centímetro de espessura, e oferecem experiência cinematográfica, com cores perfeitas e profundas, permitindo a observação de pequenos detalhes nas resoluções 4K ou 8K.
Na hora de avaliar esse tipo de aparelho, é preciso levar em consideração, principalmente, o preço, que costuma ser mais elevado, e o fato de só estarem disponíveis a partir de 48 polegadas — são televisões grandes.
Essa tecnologia é patenteada pela LG, e alguns modelos de Smart TV OLED usam inteligência artificial, o AI ThinQ, para melhorar a qualidade e o brilho da imagem conforme o conteúdo que você assiste. Isso em conjunto com HDR, Ultra Luminosidade, Dolby Vision e tecnologia 4K.
Como escolher o melhor tipo de Smart TV?
Para escolher a TV ideal é preciso partir das informações sobre cada uma das tecnologias disponíveis no mercado e considerar pontos como tamanho e iluminação do ambiente, qualidade e resolução da imagem, peculiaridades do aparelho e investimento.
Para uma sala pequena, televisões menores e que fiquem mais próximas do sofá são ideais. Já em ambientes maiores e dependendo da iluminação, é preciso pensar em um aparelho que proporcione mais ou menos brilho.
Também é válido considerar a questão do custo-benefício de qual aparelho atende às suas necessidades tratando-se de qualidade da imagem, por exemplo, por um preço que caiba no seu bolso.
E lembre: essas e outras Smart TVs você encontra no KaBuM!.
Comentários