Toshiba quer lançar HDs de 26 TB ainda em 2022
Além disso, a ideia da Toshiba é que, até 2027, HDs com mais de 40 TB estejam disponíveisBy - Luiz Nogueira, 9 fevereiro 2022 às 14:56
A Toshiba revelou seus planos para o lançamento de HDs para os próximos cinco anos. A primeira coisa que a empresa deixou clara é que pretende aumentar a capacidade de seus lançamentos ao adotar tecnologias de gravação de última geração.
No entanto, o plano mais próximo da empresa é o de introduzir um HD de 26 TB até o fim do ano fiscal de 2022 – algo que acontecerá nos próximos 14 meses. Para o futuro, mais precisamente até 2027, a empresa planeja um HD com mais de 40 TB.
Para conseguir esses feitos, a companhia pode seguir por dois caminhos: usar pratos com maior densidade de gravação ou instalar mais pratos em um HD. Os fabricantes normalmente usam os dois métodos.
Atualmente, os produtos da Toshiba com 18 TB contam com nove pratos de alumínio que usam tecnologia de gravação magnética por micro-ondas. Para chegar aos 26 TB, a empresa planeja usar 10 pratos com tecnologia de comutação assistida por micro-ondas.
Porém, caso os planos continuem sendo o aumento de capacidade – a partir de 30 TB, por exemplo -, a Toshiba precisará mudar a tecnologia de gravação para magnética assistida por calor.
Para cada plano de aumento, a Toshiba deve se adequar a uma quantidade maior de pratos ou mudança do sistema de gravação. De qualquer forma, será necessário transitar entre as melhorias presentes no mercado.
“A Toshiba continua trabalhando em estreita colaboração com empresas de nuvem para entender seus requisitos de capacidade e desempenho. Muitos anos de trabalho em estreita colaboração com nossos principais fornecedores de componentes estão levando a avanços tecnológicos importantes para alcançar capacidades mais altas”, diz Raghu Gururagan, vice-presidente de engenharia e marketing de produto da Toshiba.
Vale citar que esses planos estão ligados ao uso de HDs para data centers. Não há informações se essas tecnologias e capacidades chegarão para o varejo.
Via: Tom’s Hardware
Comentários