75% dos brasileiros consomem streaming todos os dias; filmes e séries são os conteúdos favoritos
A grande maioria (74%) dos respondentes prefere streaming a ler um livro, a assistir a um jogo do seu time de futebol (68%) e até mesmo a sair com amigos (63%)By - Tissiane Vicentin, 7 fevereiro 2022 às 18:37
Uma parte considerável dos brasileiros (75%) consome algum tipo de serviço de streaming diariamente, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Roku.
Ainda de acordo com o levantamento, o streaming foi apontado como o passatempo preferido de nove entre 12 atividades analisadas. Nesse sentido, a pesquisa aponta que: 74% dos respondentes preferem streaming a ler um livro; a assistir a um jogo do seu time de futebol (68%), a sair com amigos (63%), a praticar esportes (61%), e a ir a uma festa ou show (61%).
No entanto, o streaming não impera em todos os momentos da vida, perdendo para três principais atividades, segundo a pesquisa: fazer sexo (75% não trocariam esse momento íntimo por um filminho ou série), seguido por ficar com a família (68%) e ir à praia (61%).
O levantamento Hábitos de streaming dos brasileiros, realizada em comemoração aos 2 anos em que a plataforma Roku chegou ao Brasil, foi desenvolvida em parceria com o Instituto FSB Pesquisa e contou com dados do período entre 29 de dezembro de 2021 e 5 de janeiro de 2022, coletados por meio de entrevista on-line com dois mil consumidores de 18 anos ou mais.
“Os resultados demonstram que estamos, de fato, vivendo a década do streaming e que essa forma de consumir conteúdo veio mesmo para ficar”, acredita Luis Bianchi, diretor de marketing América Latina da Roku.
Para o executivo, a pandemia desempenhou um papel importante para acelerar o consumo, mas o hábito não regrediu posteriormente. “Durante o momento mais crítico da pandemia, vimos um aumento do consumo de streaming, mas, mesmo com a retomada da rotina das pessoas, continuamos a ver esses hábitos”.
Streaming: filmes e séries estão no topo da preferência
Dentre os tipos de conteúdos mais consumidos, Filmes e Séries figuram o topo da lista, ambos os nichos com mais de 80% dos entrevistados tendo relatado o consumo frequente.
Dentre os filmes preferidos, Homem-Aranha lidera o ranking, seguido por Não Olhe para Cima, Velozes e Furiosos, Alerta Vermelho e Os Vingadores. Vale ressaltar que o estudo não especificou dentre os filmes de franquias se há algum favorito entre as escolhas.
Já entre as séries preferidas, La Casa de Papel, Round 6 e The Witcher aparecem no top 3.
Outro dado curioso sobre séries: dos entrevistados, 54% confessaram ter chegado atrasado a um compromisso por causa do streaming e 88% afirmaram que já maratonaram alguma série pelo menos uma vez na vida.
Talvez por isso também que 8 em cada 10 têm preferência por seriados que liberam episódios no mesmo dia a aqueles que precisam esperar por um novo capítulo a cada semana. Dos respondentes, mulheres (83%) e pessoas da geração Z (82%) estão entre as mais ansiosas para assistir logo de uma vez a série favorita.
O ranking dos cinco conteúdos mais consumidos por brasileiros é completado por Música (48%), Notícias (31%) e Novelas (23%).
Antes só do que mal acompanhado?
A pesquisa mostra que para 75% dos respondentes streaming é algo que eles fazem diariamente e normalmente sozinhos (51%). Mas, quando o assunto é assistir em conjunto, 42% o fazem em família, considerando o companheiro como o par ideal para assistir alguma coisa (54%), ou os filhos (15%).
Já entre as companhias apontadas pelos respondentes de menor preferência para dividir aquele momento de entretenimento, apareceram avós (23%) e amigos (20%). O motivo? Ao explicar a escolha, os entrevistados disseram que essas companhias costumam fazer muito barulho durante o streaming (25%), ou há uma incompatibilidade com relação à escolha de um conteúdo que seja do agrado de todos (19%).
E falando em pessoas barulhentas, ao descrever o tipo de companhia que os entrevistados descrevem como os mais irritantes na hora do streaming, estão: “a pessoa que fica conversando durante a atração” (77%), seguido por “a pessoa que fica me chamando enquanto eu assisto” (57%), “a pessoa que demora muito para escolher” o que vai assistir (34%) e “a pessoa que quer escolher sozinha a atração” (33%).
Os respondentes também costumam consumir conteúdos via streaming durante as refeições (89%) e enquanto arrumam a casa (55%).
Televisão, a rainha dos streamings
Ao analisar o dispositivo mais utilizado para o consumo de conteúdos via streaming, o estudo aponta a televisão como favorita, com 65% dos votos. Em segundo lugar aparece o smartphones (17%), seguido por notebooks/PCs (15%) e tablets (2%).
De forma mais aprofundada, a preferência pela televisão aparece em maior quantidade entre os baby boomers e os usuários da geração X. Já quando se fala em geração Y e geração X, computadores e celulares são os dispositivos mais utilizados.
Dentre os locais de preferência para fazer streaming, sete de cada 10 respondentes escolheram “em casa”. Porém, muitos entrevistados revelaram que já fizeram streaming no trabalho (11%), durante uma aula (5%), no banheiro (3%), no hospital (3%) e até durante uma festa (1%).
Comentários