É uma promessa ousada. Mas tem fundamento. Depois da inteligência artificial e redes neurais, os computadores do futuro podem cada vez mais se assemelharem ao cérebro humano. Ainda soa “ficção científica”? Talvez. Mas um relatório científico recém divulgado mostra que um novo material pode ajudar na criação de chips de PCs que será 1 milhão de vezes mais eficientes do que as tecnologias atuais. Quando? Em “apenas” 10 anos…

A descoberta foi revelada em uma publicação de cientistas do KTH Royal Institute of Technology, em Estocolmo, na Suécia. O feito também contou com pesquisadores da Universidade de Stanford. Os estudiosos afirmam que esse novo componente é o primeiro passo para transformar máquinas ainda mais próximas do funcionamento do cérebro humano.

O material em questão é um composto de carboneto de titânio chamado MXene. Sua utilização na produção de componentes de memória poderia dar vida à visão dos cientistas, tornando os computadores que simulam o cérebro humano comercialmente viáveis.

Em 10 anos, PCs podem se tornar 1 milhão de vezes mais eficientes

Imagem: KTH

Os cientistas descobriram que os componentes da memória eletroquímica de acesso aleatório (ECRAM) mostraram muito potencial quando feitos usando carboneto de titânio 2D. A capacidade de armazenar e processar dados eliminaria boa parte da comunicação do processador e da memória executando as duas tarefas ao mesmo tempo.

“Seremos capazes de fabricar blocos de computador para fins especiais [em, digamos, 5 a 10 anos] onde a memória e os transistores se fundem, tornando-os pelo menos 1.000 vezes mais eficientes em termos de energia do que os melhores computadores que temos hoje para inteligência artificial”, explicou Max Hamedi, professor associado da KTH

Segundo ele, para tarefas de simulação e cálculos, esse PC do futuro pode ser até 1 milhão de vezes mais eficiente para alguns algoritmos.

Via: Digital Trends

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários