Um campeonato de Minecraft pode ter sido uma das causas para que o país europeu de Andorra ficasse sem internet na semana passada. Não, os cerca de 150 participantes não foram suficientes para deixar a nação offline, mas há indícios de que ataques DDoS (abreviação para Distributed Denial of Service, ou ataque Distribuído de Negação de Serviço, em tradução livre) tiveram a intenção de atrapalhar o desempenho do time local.

O torneio em questão é conhecido como Squid Craft Games, que incorpora provas da série “Round 6” no universo de Minecraft. O evento, que começou na última quarta (19) e termina nesta segunda (24), coloca 150 jogadores uns contra os outros na disputa pelo prêmio de US$ 100 mil (R$ 549 mil, em conversão direta).

O grande problema é que o time de Andorra participante do torneio encontrou problemas para avançar na competição. Isso porque uma série de ataques DDoS — ataques maliciosos que tem como principal objetivo deixar servidores indisponíveis — afetaram o único provedor de internet (ISP) do país Andorra Telecom, causando instabilidade nas conexões.

Mais curioso ainda é o timing dos ataques: seja por coincidência ou não, eles foram iniciados no primeiro dia da competição de Minecraft. Os competidores andorranos até tiveram passagem para o segundo dia, mas os problemas de conexão voltaram a acontecer e os participantes acabaram sendo eliminados do torneio.

Andorra offline por conta de Minecraft?

Embora as identidades dos autores dos ataques ainda não tenham sido confirmadas, há quem suspeite de que o evento possa ter tido como alvo os competidores andorranos. Pelo Twitter, a Netblocks, uma organização que rastreia problemas com internet, sugeriu que os ataques podem ter ligação com o torneio do jogo de blocos.

“Confirmado: interrupção de internet registrada em #Andorra Telecom (AS6752) na noite de sábado [22]; o incidente é atribuído pela estatal de telecomunicações a um ataque DDoS visando a competição de Minecraft #SquidCraftGames na Twitch, resultando na eliminação do Team Andorra”, publicou a organização.

Vale destacar, no entanto, que a Andorra Telecom continua a relatar problemas de conexão, mesmo que os competidores do país já tenham sido eliminados. Das duas, uma: ou os ataques DDoS não tiveram ligação com o Squid Craft Games ou os atores tentaram disfarçar que as ações eram para prejudicar os competidores andorranos.

Talvez uma investigação mais aprofundada do caso possa responder ao questionamento.

Via: TechRadar

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários