Google Drive vai alertar usuários sobre arquivos suspeitos, malwares e phishing
Função de alerta em formato de banner para usuários do Google Drive estará ativado para todos por padrão e não pode ser desabilitadoBy - Cesar Schaeffer, 24 janeiro 2022 às 13:29
O Google anunciou uma nova camada de proteção para os usuários do serviço de armazenamento em nuvem. Agora, usuários do Google Drive em todo o mundo irão receber alertas quando tentarem abrir arquivos considerados suspeitos e potencialmente maliciosos. A medida visa proteger as contas contra malwares, phishing e até ransomware.
Os avisos da plataforma aparecem em formato de banner, amarelo, no topo da página logo depois que o usuário clica em algum link com problema – tudo, antes mesmo do download do arquivo. A mensagem alerta que o arquivo é suspeito e “pode ser usado para roubar informações pessoais”.
Os usuários da suíte do Google Workspace já estão acostumados com os alertas de segurança no mesmo formato. Desde o início do ano funciona nos Documentos, Planilhas, Apresentações e Desenhos.
No ano passado, o Google desativou uma rede de hackers russa que sequestrou contas do YouTube usando arquivos PDF maliciosos compartilhados por e-mail e também no Google Drive.
Os novos avisos de arquivos suspeitos estarão ativados por padrão e não poderão ser desabilitados.
Fonte: Google
Comentários