Se você estava na Terra no início desta semana — ou eventualmente não sofreu algum problema grave com a sua conexão como aconteceu em Tonga — é improvável que você não tenha visto a notícia de que a Microsoft anunciou a compra da Activision Blizzard, em uma das maiores aquisições feitas pela empresa nos últimos anos — incluindo algumas das maiores como a compra de US$ 26,2 bilhões do LinkedIn, em 2016, e a recente Nuance, por US$ 19,7 bilhões em 2021.

Mais do que isso: a compra, que ainda está em trâmites de aprovação pelas autoridades responsáveis, inclusive aumentou “um pouquinho” da régua traçada do que é conhecida como a maior aquisição de uma empresa de TI por outra: a da EMC pela Dell em 2016, em uma negociação de US$ 67 bilhões — quase US$ 2 bilhões abaixo dos US$ 68,7 que serão pagos pela companhia fundada por Bill Gates.

Do ponto de vista do mercado de jogos, certamente a movimentação também trará impactos significativos quando o acordo for concluído, já que a Microsoft assumirá a posição de terceira maior empresa de games do mundo, segundo análise da Bloomberg (fora o “detalhe” de que ela irá ganhar expertise e recursos para ser uma forte concorrente para a Meta, no metaverso).

Inclusive, nós já falamos aqui no blog KaBuM! sobre os detalhes delicados por trás de uma fusão desse tamanho (se você ainda não viu, é leitura mais do que recomendada: só clicar aqui).

Mas, para além da parte burocrática, há também nos bastidores algo que merece um destaque especial: os brasileiros que estão na alta liderança dentro da operação do estúdio, que será absorvido posteriormente pela gigante de Redmond. Quem são?

Conheça: Fernando Machado, CMO da Activision Blizzard

“Profissional de marketing global com paixão pelo crescimento de marcas e negócios”, é assim que começa a descrição do engenheiro por formação em seu LinkedIn, e que começou a carreira já em uma gigante do mercado: a Unilever.

Foi onde passou grande parte da carreira antes de assumir outras posições no mercado — incluindo o de CMO global para as marcas de restaurantes Burger King, Popeyes e Tim Hortons —, e sentar na cadeira de líder do marketing na Activison Blizzard, em abril passado. Na gigante dos games, Machado é responsável por ações de marketing de títulos como Call of Duty, World of Warcraft, Diablo, Overwatch, Candy Crush.

E falando em Candy Crush…

Conheça também: Fernanda Romano, CMO da King

Tendo passagem por grandes agências de publicidade como DM9DDB, Lowe e JWT (conhecida por ser a mais antiga do mundo, quase 160 anos de história). A executiva também passou pela Alpargatas, conhecida pelas famosas Havaianas, onde foi vice-presidente de marketing e inovação global.

Fernanda chegou à King em novembro de 2021 como CMO global de Candy Crush, um dos títulos para mobile mais populares no mundo atualmente – segundo dados da Sensor Tower, o game gerou US$ 1,2 bilhão em receita no ano passado.

Lembrando que a King é uma desenvolvedora comprada pela Activision Blizzard em 2016, por US$ 5,9 bilhões.

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