[CES 2022] BMW apresenta carro que muda de cor instantaneamente
A ideia da BMW é que o veículo possa alternar o tom de acordo com mudanças climáticas ou até por conta do humor do motoristaBy - Luiz Nogueira, 6 janeiro 2022 às 9:01
Mágica da BMW! A tecnologia E-Ink tem se popularizado muito desde que foi criada em 1997. Atualmente, ela está disponível em telas de notebook e até em leitores de livros digitais. Agora, na CES 2022, foi revelado que a novidade também chegou à indústria automotiva.
A BMW anunciou o primeiro carro em que o exterior conta com tinta eletrônica que pode mudar de cor dependendo do clima, condições de tráfego ou até do humor do motorista. Batizado de BMW iX Flow, o carro ainda é um conceito, mas teve uma demonstração que chamou bastante atenção durante sua apresentação.
This color changing @BMWUSA #iX is wild! It’s apparently very temperature sensitive so they have a backup in a trailer in case this one gets too hot / cold pic.twitter.com/lXG1Gw0IKY
— Out of Spec Studios (@Out_of_Spec) January 4, 2022
Para conseguir essa mudança de cor, o material de coloração eletroforética é aplicado na carroceria do veículo. São milhões de microcápsulas, cada uma contendo um pigmento branco de carga negativa e um pigmento preto de carga positiva.
Dependendo da configuração, uma carga elétrica aplicada ao material faz com que os pigmentos brancos ou pretos subam para o topo da microcápsula, mudando a cor do carro em instantes.
Por enquanto, a configuração atual permite alternar apenas entre um par de cores. No entanto, no futuro, a ideia é expandir isso para diversas opções de tons diferentes. “Isso dá ao motorista a liberdade de expressar diferentes facetas de personalidade”, comenta Stella Clarke, chefe de projeto da nova BMW.
Vale lembrar que a funcionalidade também pode ter aplicações mais práticas, como mudar a cor dependendo do clima para deixar o veículo com uma temperatura mais baixa em climas mais quentes, por exemplo. No entanto, ainda não há uma previsão de quando a tecnologia chega ao consumidor.
Via: Engadget
Comentários