Dead by Daylight” é um jogo que faz bastante sucesso por aqui. Seja pela influência de streamers que jogaram o game – Samira Close e Alanzoka, por exemplo -, ou simplesmente por sua natureza que evoca o clima dos bons filmes de terror com personagens sendo perseguidos por um assassino.

Neste título assimétrico, há quatro sobreviventes que devem reparar 5 geradores de energia para energizar os portões de saída e escapar deste teste sádico da Entidade – força sobrenatural que controla o mundo de “Dead by Daylight”.

No entanto, essa tarefa não é tão simples quanto se pensa, já que, durante a tarefa, um assassino, controlado por um quinto jogador, persegue esses sobreviventes para evitar que escapem.

Para atrasar ainda mais o progresso, quando derrubados, esses personagens podem ser colocados em ganchos e ficam impossibilitados de fazer qualquer ação até que um outro sobrevivente venha ao resgate.

Apesar de parecer bastante simples, há alguns truques e técnicas essenciais para sobrevivência no game. Para ajudar quem está começando no título, separamos as melhores dicas para sobreviver às partidas e sair pelos portões antes de que sua alma seja levada pela Entidade.

Vale lembrar que o game acabou de chegar à Epic Games e está gratuito por tempo limitado (de 2 a 9 de dezembro).

Mecânicas das partidas

Geradores

Como já citado, os sobreviventes devem consertar geradores de energia para escaparem das partidas. Esse é o objetivo principal, mas não o único. É necessário limpar totens – que podem ser enfeitiçados por habilidades dos assassinos (coisa que falaremos mais à frente) -, abrir baús de itens, retirar aliados do ganho e correr do assassino – tarefa que chamamos de loopar o killer.

Gerador em dupla - Dead by Daylight

Imagem: Reprodução

Começando pelos geradores, cada um leva 80 segundos para ser totalmente reparado – isso quando o sobrevivente está fazendo isso sozinho. Esse tempo diminui para 60 segundos caso seja em dupla.

Durante esse reparo, os chamados testes de perícia aparecem. Eles são precedidos por um som característico, como se fosse um aviso para o jogador se preparar. Quando ele aparece, é necessário pressionar o botão de ação quando o indicador estiver dentro da área demarcada para obter sucesso no teste.

Teste de perícia

Imagem: Reprodução

Caso o jogador erre o teste de perícia, uma explosão do gerador acontece e seu progresso regride um pouco. Além disso, o assassino recebe uma notificação de que uma ação não foi bem-sucedida, podendo ser atraído para o local.

Correr do assassino

Se isso acontecer, é hora de loopar o killer. Para isso, os jogadores têm à disposição diversos recursos pelo mapa. São construções, obstáculos, janelas e pallets que podem ser jogadas e “separar” o assassino do sobrevivente. Quando elas são baixadas no momento certo, é possível atordoar o assassino, dando tempo para o jogador ganhar distância.

Dead by Daylight

Imagem: Reprodução

Outra tarefa do sobrevivente que está sendo perseguido é levar o assassino para o mais longe possível dos geradores que estão sendo feitos. Isso ajuda os outros jogadores a adiantarem a partida e conseguirem tempo para terminar o objetivo principal.

Perseguição em Dead by Daylight

Imagem: Reprodução

Mesmo com tantos recursos para ajudar na perseguição, o ideal é sempre gastar a menor quantidade de pallets possível, pois elas não voltam. Caso o assassino as quebre, é uma a menos para quando um outro jogador for correr com o assassino pelo mapa.

Por conta disso, sempre vale a pena correr o máximo possível em volta delas antes de derrubá-las e tomar distância do assassino.

Estruturas do mapa

Cada partida em “Dead by Daylight” é diferente. Isso porque, além dos personagens aleatórios e assassinos diferentes, o mapa é gerado aleatoriamente. Portanto, os jogadores devem aprender a se virar em diferentes condições.

As únicas coisas que se mantêm são os 8 geradores espalhados pelo mapa e a cabana do assassino – que sempre está presente nas partidas, exceto em mapas fechados, como os baseados em “Silent Hill” e “Resident Evil”.

Cabana do assassino

Imagem: Reprodução

Ainda falando da cabana, esse é um dos loops mais fortes do jogo. Há sempre uma janela em um dos lados e uma pallet em uma das portas. Se o jogador souber como fazer o caminho certo e sempre pular a janela, é possível segurar o assassino por bastante tempo.

Janela bloqueada

Imagem: Reprodução

No entanto, isso serve para essa janela e todas as outras presentes no jogo, há um “limite” de pulos. Quando estiver sendo perseguido por um assassino, o sobrevivente pode pular por três vezes. Depois disso, o local é bloqueado pela Entidade, obrigando o jogador a ir para outro local.

Itens e oferendas

Para ajudar os jogadores, é possível equipar alguns itens e oferendas antes de cada partida. As oferendas podem oferecer mais pontos ao fim do jogo ou garantir que a escotilha, que será citada abaixo, apareça em um ponto específico.

Já os itens são mais complexos, pois apresentam diferentes funcionalidades. Há itens de cura para o personagem se curar quando estiver machucado; lanternas para cegar o killer quando ele estiver com alguém no colo, por exemplo; caixas de ferramenta para sabotar ganchos e consertar geradores mais rapidamente; e mapas que mostram a localização de geradores e ganchos.

Escotilha

Quando o assassino consegue matar três sobreviventes, independente dos geradores terem sido terminados, uma escotilha surge aleatoriamente pelo mapa e dá ao último personagem vivo a chance de escapar por ela.

Escotilha

Imagem: Reprodução

Há um som característico emitido assim que o jogador se aproxima dela. É a maneira mais fácil de encontrá-la. Caso o assassino seja mais rápido e a feche, os portões são automaticamente energizados e podem ser abertos.

Totens de Dead by Daylight

Anteriormente, os totens eram itens exclusivos dos assassinos. São cinco espalhados pelo mapa. Eles são normalmente brancos, mas podem apresentar uma aura de fogo caso o killer tenha uma perk de feitiço – em alguns casos, ele se acende apenas no fim da partida, quando todos os geradores são feitos.

Totem

Imagem: DocOctober

Os sobreviventes podem retirá-los a qualquer momento. Porém, com a chegada dos survivors Mikaela e Jonah é possível abençoar alguns totens e obter vantagens específicas, como se curar sem a necessidade de kit médico ou se levantar do chão sozinho enquanto estiver na aura do totem.

Fases de sacrifício

Os jogadores que forem derrubados e enganchados passam por duas fases de sacrifício antes de serem mortos e levados pela Entidade.

Na primeira delas, ele fica no gancho, parado, podendo tentar escapar, mas com uma chance remota de apenas 4% de conseguir – é totalmente desaconselhável tentar escapar por conta própria, já que isso só adiante a próxima fase do sacrifício; a segunda é a fase de “resistência”, em que é necessário acertar testes de perícia para se manter vivo; por fim, ao ir para o gancho uma terceira vez, o personagem é morto.

Saiba como jogar Dead by Daylight
Saiba como jogar Dead by Daylight

Personagens e habilidades

Uma das características pelas quais “Dead by Daylight” é famoso são suas parcerias com grandes franquias do cinema de terror. Há assassinos, chamados de licenciados, dos filmes “Jogos Mortais”, “Pânico”, “Halloween”, “A Hora do Pesadelo”, “O Massacre da Serra Elétrica”, “Hellraiser” e dos games “Silent Hill” e “Resident Evil”.

Por conta disso, cada partida é uma surpresa, já que os jogadores não sabem qual assassino vão enfrentar. Mesmo assim, para auxiliar, há habilidades específicas que oferecem vantagens para os personagens.

Sobreviventes, perks e teia de sangue de Dead by Daylight

Chamadas de perks, as habilidades podem ser equipadas pelos personagens para ajudar durante as partidas. Cada sobrevivente ou killer conta com três vantagens – que, ao chegar aos níveis 30, 35 e 40 podem ser destravadas para outro survivor.

Personagens

Imagem: Reprodução

Em ambos os casos, para destravar mais habilidades e itens para serem usados, é necessário investir pontos de sangue ganhos ao fim de cada partida na Teia de Sangue, local em que os personagens podem ser melhorados.

Teia de Sangue

Imagem: Reprodução

Podendo equipar até quatro habilidades diferentes, os jogadores têm acesso a muitas ferramentas para diversificar a gameplay. Isso porque a empresa por trás do “Dead by Daylight” oferece equipamentos variados para os sobreviventes.

Perks

Imagem: Reprodução

São perks para escapar do colo do assassino caso ele te derrube em até 60 segundos depois de sair do gancho, para proteger o aliado recém-desenganchado e até para esconder as marcas deixadas pelo sobrevivente ao correr.

Cabe a cada jogador gerenciar suas habilidades e definir como será seu estilo de jogo de acordo com as perks que possui.

Assassinos

Para os assassinos, também é possível equipar até 4 habilidades. A diferença está nos efeitos. Enquanto os sobreviventes contam com vantagens defensivas, os killers possuem, em sua maioria, perks ofensivos.

São habilidades que ajudam a derrubar os personagens com apenas um acerto, vantagens que causam lentidão nas ações quando alguém está machucado e até a possibilidade de matar o personagem com as próprias mãos.

Além das perks, alguns killers possuem habilidades únicas que podem dar trabalho aos sobreviventes. Por isso, é sempre importante saber qual assassino estamos enfrentando e pensar em estratégias para conseguir vencê-lo.

Killers

Imagem: Reprodução

Em alguns exemplos, podemos citar a recém-lançada Artista, que consegue “quebrar” loops com seus corvos e impedir os sobreviventes de se esconder; no caso do Nemesis, seu tentáculo pode facilmente derrubar personagens por cima de estruturas ou que baixaram pallets.

Além disso, como arma para atrasar ainda mais o progresso dos sobreviventes, o assassino pode danificar os geradores que estão sendo feitos. O progresso começa a regredir a uma taxa bastante baixa após isso. No entanto, há perks que aceleram esse processo.

Danificar gerador

Imagem: Reprodução

Vale lembrar que “Dead by Daylight” está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X, Google Stadia e Nintendo Switch. Há ainda uma versão mobile, disponível para Android e iOS.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários