A Panasonic tornou-se a mais recente gigante a ser invadida por criminosos virtuais. Na última sexta-feira (26), a fabricante japonesa de eletrônicos confirmou que foi alvo de um novo ataque cibernético, o que ocasionou em um acesso ilegal de terceiros à sua rede descoberto no dia 11 de novembro.

A confirmação do ataque veio à tona por meio de um comunicado da companhia. O informe apenas destacou que “alguns dados em um servidor de arquivos foram acessados durante a invasão”, sem mencionar como o cibercriminoso conseguiu o acesso ou se a invasão foi derivada de alguma falha de segurança do sistema.

“Depois de detectar o acesso não autorizado, a empresa relatou imediatamente o incidente às autoridades competentes e implementou contramedidas de segurança, incluindo ações para impedir o acesso externo à rede”, disse a Panasonic.

O comunicado afirma ainda que a empresa está conduzindo uma investigação junto de uma organização especializada para mais detalhes sobre o ataque. Embora 11 de novembro seja a data de descoberta da violação, as agências japonesas Mainichi e NHK apontam que a invasão teria começado em 22 de junho e terminado em 3 de novembro.

Por ora, não se sabe quais dados teriam sido acessados pelo cibercriminoso. A NHK relatou que os servidores armazenavam informações sobre os parceiros de negócios da Panasonic e sobre a tecnologia da empresa, mas dados de funcionários e informações privadas de clientes também podem estar em jogo.

Vale lembrar que em novembro do ano passado, uma subsidiária da Panasonic foi alvo de um ataque ransomware e teve diversas informações de negócios vazadas. A gigante chegou a firmar um acordo com a empresa de segurança McAfee em março deste ano, mas o recente evento aponta a necessidade de reforçar o setor.

Fonte: ZDNet

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários