A história do site sueco de compartilhamento de arquivos The Pirate Bay e seus fundadores serão o tema de uma série dramática realizada pela rede de TV sueca, SVT. As gravações começam em 2022 e o diretor é Jens Sjögren (I am Zlatan).

Em 2003, os programadores suecos Peter Sunde, Fredrik Neij e Gottfrid Swartholm criaram o The Pirate Bay. A partir de então, o site passou a ser considerado um dos maiores do seu tipo e começou a desafiar diversas indústrias, como a cinematográfica, por conta de disponibilizar arquivos protegidos por direitos autorais.

O trio logo se tornou uma figura emblemática para um crescente movimento a favor de deixar a informação fluir livremente na internet. Por outro lado, tornou-se o maior inimigo da indústria cinematográfica e uma dor de cabeça para governos. O roteiro da série é de Piotr Marciniak.

Sjögren declarou-se comovido e que sente grande humildade para dirigir a série. “Como um velho punk, posso gostar do anarquismo em começar as coisas sem entender as consequências. Ao mesmo tempo, é uma história rica com várias perspectivas diferentes. Como cineasta, posso retratar todas sem apontar para nenhuma como a correta”, disse o diretor à SVT.

A história de The Pirate Bay tem de tudo, completou Sjögren. Os contrastes da história atraíram o diretor. De um lado, o patriarcado de Hollywood e as grandes salas de reunião, de outro, os jovens ao redor do mundo que criam um movimento popular – um movimento jovem global que ele acredita ter as características do atual movimento climático.

“Como adulto, você pode pensar que está muito envolvido no jogo, mas assim como com o movimento climático, foram os jovens que ensinaram os cachorros mais velhos a sentar”, afirmou o diretor.

A história de The Pirate Bay será retratada como uma nova história sobre a Suécia pelo diretor. A ideia de ascensão e queda da economia com as mudanças da tecnologia será enfocada. The Pirate Bay é comparado a “uma chave que desbloqueou todas as informações de uma geração inteira enquanto funcionários governamentais mal conseguiam enviar e-mails uns para os outros”, afirmou o diretor.

A série de TV sobre The Pirate Bay terá seis episódios e as gravações começarão em setembro.

Recepção de um dos fundadores do site de compartilhamento à série

Os fundadores originais do The Pirate Bay não estão envolvidos com a produção da série. Em entrevista ao site Torrentfreak, Peter Sunde disse que chegou a discutir o roteiro no início com Marciniak, mas não teve mais envolvimento depois disso.

Sunde disse estar lisonjeado e espera que a série não o faça “parecer muito bobo” e planeja poder seguir com um projeto seu de um filme sobre o site. “Para fazer justiça à história eu acho que teria que ter um toque mais pessoal na autoria: TPB para mim é techno, amor, drogas e Foucault. Vejo que estrategicamente fazíamos a mídia cair nas nossas brincadeiras e isso ainda é divertido, mas havia muito mais na história”, afirmou Sunde.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários