Huawei revela planos para o Brasil e comenta sobre HarmonyOS
Em conversa com o blog KaBuM!, representante da Huawei fala sobre planos da marca para o Brasil e se novos celulares podem aparecer por aquiBy - Alvaro Scola, 25 outubro 2021 às 12:50
A Huawei é uma empresa com bastante tradição na produção de equipamentos para telecomunicações, smartphones e outros produtos relacionados. No Brasil, inclusive, a empresa retornou a vender seus celulares em 2019 e, desde então, mudou um pouco de seu foco para outros produtos.
Em uma conversa com a equipe do blog KaBuM!, Daniel Dias, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócios do Ecossistema Brasil na Huawei, revelou alguns detalhes referentes aos planos da empresa para o Brasil, além de explicar melhor qual a ideia por trás do HarmonyOS. Confira!
Investimento da Huawei no Brasil
Apesar da marca ter retornadoao Brasil em 2019 com celulares, a empresa hoje está investindo em produtos de diferentes segmentos. Atualmente, o foco está sendo dividido em 4 áreas: produtos que não são celulares (roteadores, fones de ouvido e outros), Huawei Mobile Services e AppGallery, casa inteligente e área B2B/B2C.
Como exemplo, no Brasil, o gerente lembra que a marca lançou recentemente roteadores, relógios/pulseiras inteligentes e fones de ouvido TWS. Não apenas isso, a marca também trabalha para trazer novos produtos de diferentes categorias, que atualmente estão disponíveis apenas em outros países.
Daniel Dias ainda explica que, diferentemente de antes, quando o smartphone era o foco principal da empresa, hoje, a Huawei passou a investir mais nos usuários e consumidores, o que envolve todos os produtos da marca e ecossistema.
Já ao comentar especificamente sobre o Brasil, a Huawei está trabalhando ativamente por aqui com diversos desenvolvedores para que os programas feitos por aqui estejam disponíveis em sua loja de aplicativos.
HarmonyOS e ecossistema da Huawei
Assim como explicado acima, a Huawei vem investindo fortemente em seu ecossistema, que abrange diferentes tipos de produtos e, a Huawei App Gallery, loja de aplicativos da marca, acaba sendo parte importante do negócio.
Encontrada em alguns aparelhos como smartphones, a loja de aplicativos possuía aproximadamente 1.500 apps cadastrados em 2020. Por sua vez, em 2021, a loja já está com mais de 1 milhão de aplicativos prontos para serem baixados em diferentes dispositivos.
Para poder concorrer, é claro, a empresa conseguiu adicionar em seu catálogo aplicativos famosos, como o Spotify, mas ainda não tem outros programas populares como o WhatsApp. Apesar disso, para não deixar os usuários na mão, a própria loja de aplicativos ainda retorna um resultado para o usuário onde o mesmo poderá fazer o seu download de forma oficial e segura.
Em relação ao HarmonyOS, Daniel Dias explica que, diferentemente do Android e iOS (sistema do iPhone), um dos diferenciais do sistema da Huawei está na sua facilidade de ser adaptado a diferentes tipos de dispositivos. Assim, por exemplo, o HarmonyOS não requer processadores ou outros tipos de hardwares específicos para rodar.
A ideia central do sistema também fica em estar aberto ao ecossistema IoT e em facilitar a vida de quem utiliza dispositivos inteligentes. Como um exemplo, ao ter uma TV e fone de ouvido, em conjunto com o HarmonyOS e um celular, os usuários poderiam controlar onde um conteúdo seria reproduzido com um simples gesto de “arrastar” no smartphone.
Além dessa questão mais prática, o HarmonyOS também facilita a vida de desenvolvedores que querem seus aplicativos em mais de uma plataforma. Por exemplo, ao invés de ter que desenvolver versões específicas, os desenvolvedores podem desenvolver apenas um app que funciona em dispositivos diferentes.
Huawei não desistiu de trazer celulares para o Brasil
Apesar do foco atual da Huawei no Brasil não estar mais em smartphones, Daniel Dias explica que a marca ainda não descarta trazer novos aparelhos para cá.
Mesmo estando trabalhando com diversos desenvolvedores, o ecossistema da Huawei precisa estar mais adaptado ao nosso país e serviços que são utilizados por aqui. Assim, quando o sistema estiver mais “maduro”, novos celulares da marca podem voltar a aparecer no Brasil.
Enquanto esse momento não chega, a Huawei segue trabalhando em produtos de outras categorias, conforme mencionado anteriormente.
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