Nesta semana, mais uma empresa entrou para o hall de vítimas de ataques cibernéticos. A nova companhia da vez foi a Atento, especializada em serviços de relacionamento com o cliente e terceirização de processos de negócio (CRM/BPO), que possui grande parte da operação aqui no Brasil.

De acordo com um comunicado enviado ao mercado no último domingo (17), os servidores brasileiros da Atento teriam sofrido um ataque na manhã do mesmo dia. A empresa então implantou os “protocolos de segurança cibernética disponíveis para avaliar e conter a ameaça”.

A medida protetiva causou a interrupção dos serviços da companhia. No entanto, o ataque ransomware ainda está afetando as operações da empresa, uma vez que clientes afirmam que seguem sem os serviços da companhia de call center.

Vale frisar que mais de 45% da força de trabalho global da Atento está concentrada no Brasil. A companhia emprega mais de 75 mil colaboradores em solo tupiniquim e atende grandes instituições, como Bradesco e Itaú.

Atento junta-se a outras empresas

O caso da Atento é o mais recente de uma série de ataques cibernéticos que afetaram empresas com operações no Brasil. Na semana passada, a Porto Seguro sofreu um ataque que resultou na instabilidade de seus canais de atendimento e alguns de seus sistemas.

Já no começo do mês, um ataque ransomware paralisou as operações da operadora de viagens CVC.

Apesar do aumento de ameaças, um estudo da consultoria Marsh em nome da Microsoft revelou que 56% das empresas brasileiras investem pelo menos 10% de seus orçamentos de TI em segurança cibernética.

Em contrapartida, apenas 23% das organizações participantes afirmaram fornecer equipamentos próprios da empresa. De acordo com o estudo, essa prática aumentou significativamente a exposição das companhias a algum tipo de incidente cibernético.

Fonte: ZDNet

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