Em maio desde ano, o Giphy, um popular site de imagens animadas tipo GIF, foi comprado pelo Facebook por US$ 400 milhões. O movimento acendeu um sinal de alerta e a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido abriu uma investigação para determinar se a aquisição diminuiria a concorrência de alguma forma.

Como parte dessa investigação, ficou determinado que a rede social não poderia continuar com as atividades relacionadas à fusão com o Giphy sem aprovação prévia da CMA. Parece que a equipe de Mark Zuckerberg ignorou o recado. Resultado: a Autoridade britânica multou o Facebook em US$ 70 milhões por violar a ordem.

“Esta é a primeira vez que a CMA descobre que uma empresa violou uma [ordem] ao se recusar conscientemente a relatar todas as informações necessárias”, disse o órgão em comunicado. O órgão acusa o Facebook de “limitar significativamente o escopo de atualizações exigidas” e também o que considerou uma estratégia de alto risco ao não cooperar com a investigação.

O que diz o Facebook

“Discordamos veementemente da decisão injusta do CMA de punir o Facebook por uma abordagem de conformidade de melhor esforço, que o próprio CMA acabou aprovando. Vamos revisar a decisão do CMA e considerar nossas opções”, declarou um porta-voz da rede social.

Com receita líquida de US$ 29,4 bilhões em 2020, a multa certamente não é um golpe tão duro contra o império de Zuckerberg, mas a CMA vai continuar de olho – afinal, a Autoridade ainda não tomou uma decisão final sobre a fusão com a Giphy.

Fonte: CMA

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