Apple e Spotify estão na mira dos reguladores de concorrência do Reino Unido. Em um anúncio feito nesta terça-feira, a agência revelou que vai avaliar o mercado de streaming de música dominado pelas duas empresas.

Segundo relatório de um comitê parlamentar britânico, os laços entre as grandes gravadoras e as plataformas de streaming podem sufocar a inovação no setor. Por lá, as gigantes da música Universal, Sony e Warner dominam até 75% do mercado e possuem relação estreita com plataformas de streaming. Essa análise levou os legisladores a questionar o nível de concorrência no setor.

“Queremos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que este setor seja competitivo, próspero e trabalhe no interesse dos amantes da música”, disse Andrea Coscelli, presidente-executivo da Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA).

Spotify

Reprodução: M. H./Pixabay.com

Agora, a análise feita pela CMA vai decidir se é caso de uma intervenção. Se for o caso, a agência pode pedir ao governo para alterar as regulamentações, encorajar as empresas a se autorregularem, tomar medidas contra as empresas e ainda realizar uma investigação completa e aprofundada.

A Grã-Bretanha tem apertado o certo sobre a regulamentação dos mercados digitais. O órgão já lançou investigações sobre o poder do Google, Facebook e Apple em diferentes partes do ecossistema e agora está de olho no mercado de streaming de música – responsável por 80% do consumo de música e dominado por empresas como Spotify, Apple Music, Amazon e YouTube.

Fonte: Reuters

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários