Mais de 150 milhões de brasileiros sofreram ataques phishing em 2021, afirma PSafe
Os ataques phishing tem como principal objetivo coletar dados sensíveis de usuáriosBy - Luiz Nogueira, 18 outubro 2021 às 13:49
Os golpes virtuais são muito presentes no âmbito online. Sua incidência aumentou ainda mais durante o período de isolamento social, principalmente porque as pessoas começaram a passar mais tempo no computador, seja trabalhando ou em momentos de lazer.
Isso, obviamente, seria refletido no número de golpes aplicados. Segundo levantamento da empresa de segurança PSafe, em 2021, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas de ataques de phishing, que usa sites e aplicativos falsos para coletar informações pessoais.
Para atrair suas vítimas, os cibercriminosos muitas vezes optam por se camuflar como páginas ou aplicativos conhecidos dos usuários. A partir disso, criam promoções ou oferecem vantagens falsas, que têm como objetivo extrair esses dados.
Segundo Marco DeMello, CEO da PSafe, “as formas mais comuns de disseminação são SMS, e-mail, aplicativos de mensagens, falsas solicitações de atualizações ou falsas páginas de redes sociais. Basta que a vítima clique em um link malicioso ou insira seus dados em uma página falsa para que tenha seus dados comprometidos”.
“As falsas promoções são o tema mais detectado no Brasil, este ano, correspondendo a 46% do total de phishings detectados, o que seria equivalente a cerca de 65 milhões de pessoas vitimadas no país. Em segundo lugar vêm os golpes bancários, que representam 12,45%, correspondendo a aproximadamente 18 milhões de vítimas”, completa DeMello.
Como se proteger de phishing
Uma solução de segurança instalada na máquina pode ajudar a evitar ser vítima de phishing. No entanto, é importante citar que alguns programas antivírus não são capazes de detectar algumas ameaças.
Além disso, a dica mais eficaz é evitar clicar em links vindos de fontes desconhecidas. Redes sociais e aplicativos de troca de mensagem geralmente são as formas mais comuns para essas ameaças serem compartilhadas.
Por fim, sempre analisar a informação, desconfiando sempre quando a vantagem for muito significativa (brinde, promoção ou oferta de emprego) e evitar colocar seus dados em sites de procedência duvidosa.
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