Nesta terça-feira (5), a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft chega oficialmente para o público. Após diversos testes, o Windows 11 pode ser baixado por todos os usuários da décima versão de forma gratuita – desde que o computador tenha suporte aos requisitos do software.

Em entrevista à BBC, Panos Panay, diretor de produtos do Windows, disse que a atualização está “pronta” e vai apresentar um sistema simplificado para que usuários menos experientes possam atualizar facilmente.

“Uso como exemplo meu pai – ele tem 89 anos. Estou tão animado para ele apenas apertar esse botão e atualizar”, disse Panay. Ainda segundo ele, a nova versão foi totalmente projetada para ser “limpa e simples” para o usuário.

Essa última afirmação é corroborada pelas mudanças de design significativas implementadas pela Microsoft no Windows 11. Na principal delas, o botão Iniciar está centralizado na tela, junto com alguns ícones na barra de tarefas.

Com isso, há uma certa semelhança com a tela inicial de um smartphone, o que garante mais familiaridade para algumas pessoas. Panay disse que essas alterações vieram a partir da observação de como as pessoas usam seus computadores.

Mudanças do Windows 11

Windows 11

Reprodução: sdx15/shutterstock.com

Como as versões de teste mostraram, o Windows 11 conta com cantos arredondados e simplificou a maioria dos menus e visualizações de pastas. Agora há opções aprimoradas para organizar janelas e colocá-las em grades.

Os Widgets, peças importantes do Windows Vista 2007, também estão de volta. No entanto, agora, eles ficam em uma barra lateral à esquerda.

O novo sistema também promove integrações com o Microsoft Teams – que agora substitui o Skype – e com o aplicativo do Xbox. A Microsoft Store também passou por alterações e permite que aplicativos de terceiros sejam vendidos.

E uma novidade que chamou a atenção do mundo da tecnologia foi que o Windows 11 executaria aplicativos de smartphones Android por meio da loja da Amazon.

Suporte à atualização

O novo sistema chega com requisito de que o Trusted Platform Module (TPM), uma espécie de chip de segurança, esteja instalado no computador. Como resultado, nem todas as máquinas que rodam o Windows 10 poderão ser atualizadas para a nova versão.

“Se o seu dispositivo não atender a esses requisitos, você pode não conseguir instalar o Windows 11 e pode querer considerar comprar um PC novo”, diz a Microsoft.

No entanto, vale lembrar que os usuários que já executam o Windows 10 não precisam fazer isso se o computador estiver funcionando. Isso porque a décima versão do sistema vai continuar com suporte a atualizações de segurança até outubro de 2025.

De qualquer forma, se o seu computador cumprir todos os requisitos, o download já pode ser feito diretamente no site da Microsoft.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários