Google leva multa de US$ 177 milhões na Coreia do Sul
Acusado de sufocar a concorrência com a exigência de um acordo para o uso do Android, Google diz que vai recorrer da decisãoBy - Cesar Schaeffer, 14 setembro 2021 às 11:01
O Google foi multado em US$ 177 milhões pela Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul. O gigante das buscas é acusado de usar sua posição dominante no mercado para impedir o desenvolvimento de rivais para a plataforma Android.
Para os reguladores antitruste da Coreia, o acordo que o Google faz os fabricantes de dispositivos assinarem em troca do uso do sistema operacional Android prejudica claramente a concorrência.
O acordo exigido impede que fabricantes de smartphones criem e instalem suas próprias versões do sistema operacional Android em seus dispositivos.
A Comissão investiga agora se a condição imposta está sufocando a concorrência desde 2016. Mais do aplicar a multa, os reguladores também proibiram a empresa de obrigar os fabricantes a assinarem o acordo, além de ter de mudar os já existentes.
O que diz o Google
Em comunicado, a dona do Android argumentou que seu programa de compatibilidade acelera a inovação e melhora a experiência do usuário. “A decisão divulgada hoje ignora esses benefícios e minará as vantagens desfrutadas pelos consumidores. O Google pretende apelar da decisão”, disse um porta-voz da empresa.
Fonte: Yonhap News
Comentários