Política de reembolso da Steam faz Dev abandonar mercado de jogos
By - Igor Shimabukuro, 31 agosto 2021 às 12:45
A política de reembolso da Steam para jogos recém-comprados pode ser um grande benefício para os jogadores “arrependidos”. No entanto, essa mesma regra pode desfavorecer os desenvolvedores, a exemplo de Alexander Reshetnikov, principal responsável pelo estúdio indie Emika Games.
Na última quinta-feira (26), Reshetnikov anunciou em seu Twitter que fará uma pausa de tempo indeterminado em seu trabalho como desenvolvedor de games. O motivo, na verdade, tem a ver com o pouco dinheiro captado com seu último lançamento Summer of ’58.
E o que a política de reembolso da Steam tem a ver? Simples: as regras permitem reembolsos para jogos comprados em até 48 horas, desde que os players não tenham excedido o limite de duas horas de gameplay nesses títulos.
O problema é que Summer of ’58 tem duração aproximada de 90 minutos (ou uma hora e trinta minutos). Isso fez com que “espertinhos” zerassem o game antes do tempo limite e solicitassem o reembolso. Em outras palavras, eles puderam jogar “de graça”.
“O fato é que meu jogo Summer of ’58 não chega a duas horas de jogo pelos padrões da Steam, nesse sentido, há um grande número de reembolsos do jogo (mesmo com críticas positivas) e eu não ganho nada para criar um novo game” desabafou o desenvolvedor em suas redes sociais.
Friends! Thank you for your support! I'm leaving game development for an indefinite time to collect my thoughts. pic.twitter.com/q93NxWjyUI
— EMIKA_GAMES (@EmikaGames) August 26, 2021
A declaração é mais que compreensível. Apesar do grande número de reembolsos, o título tem análises muito positivas (com mais de 570 comentários), o que comprova a artimanha feita por parte da comunidade.
Política da Steam
Embora a política da Steam possa ter mirado jogos AAA — que ultrapassam, com sobra, as duas horas de jogatina —, as regras acabam afetando estúdios menores, que focam em títulos mais curtos.
E a Emika Games é um bom exemplo disso. Reshetnikov afirmou que seus jogos se assemelham a curta-metragens e que não quer aumentar artificialmente o tempo de duração dos games (o famoso “encher linguiça”) para exceder o limite de duas horas.
Em abril deste ano, o desenvolvedor do jogo Before Your Eyes também alfinetou a política da Steam. “Sim, fizemos um jogo curto. Acho que deveria haver mais jogos curtos. Acho que os jogos curtos não deveriam ser reembolsados por oferecer uma experiência incrível”, tuitou Bela Messex.
É claro que as regras buscam beneficiar os usuários, mas a Valve talvez devesse rever essa política, criando exceções para jogos curtos. Caso contrário, é possível que outros desenvolvedores — e estúdios — tomem o mesmo caminho de Reshetnikov. No fim das contas, quem podem “sair perdendo” são os próprios gamers.
Fonte: TechSpot
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