Após cinco anos de trabalho, a comunidade do ScrummVM finalizou sua missão de tornar jogos em CD-ROM mais acessíveis. A partir de agora, jogos do Macromedia Director rodam em hardwares modernos.
Com o passar dos anos, jogos que usavam recursos do Director deixaram de funcionar em muitas máquinas, já que se tornaram ultrapassados – e aparentemente abandonados pela maioria das empresas. No entanto, agora, é possível jogar “Spaceship Warlock” e “Eastern Mind: The Lost Souls of Tong Nou” sem a necessidade de emuladores específicos.
Recentemente, Phil Salvador, diretor do blog The Obscuritory, que reúne jogos desconhecidos e difíceis de encontrar, tuitou sobre o projeto e disse que, atualmente, “os jogos clássicos que você pode comprar em plataformas como o GOG estão sendo executados por um emulador como DOSBox ou ScummVM. Mas, como os jogos do Director usam recursos de sistemas operacionais como Windows 3.1 ou plug-ins externos como o QuickTime, não há uma maneira limpa e fácil de relançar esses jogos no mercado”.
This is huge! ScummVM is adding support for Macromedia Director CD-ROMs, starting with Spaceship Warlock from 1992. Incredibly work to make these games widely accessible again https://t.co/3sX8dwx1sA
— Phil Salvador (@itstheshadsy) August 17, 2021
O motivo pelo qual esses games não saíram até hoje, além dos problemas de codificação, pode estar ligado ao fato de propriedades intelectuais. Isso porque muitos desses títulos usavam músicas próprias de desenvolvedores e esses estúdios fecharam as portas nas últimas três décadas, o que dificultaria esse trabalho de obter as devidas licenças.
ScummVM além da pirataria
No entanto, o projeto não tem como foco a pirataria no ScummVM, já que “o Director foi usado para muitas coisas além dos jogos, como revistas digitais, programas educacionais e arte experimental, como o Puppet Motel de Laurie Anderson”, escreve Salvador.
E continua: “À medida que ScummVM continua melhorando o suporte para o Director, mais deste software será fácil de executar. Isso pode ter um grande impacto na preservação de programas”.
Via: ARSTechnica
Comentários