Há poucas coisas que um pai não faria por seus filhos e isso costuma ser verdade mesmo diante de situações adversas. Basta ver como um engenheiro francês mergulhou a fundo na tecnologia para construir um exoesqueleto que permitisse a seu filho andar novamente.

Exoesqueleto de pai para filho

Jean-Louis Constanza é engenheiro de robótica e um dos fundadores da Wandercraft, uma empresa parisiense especializada na reabilitação de pessoas com problemas motores e dificuldade de locomoção.

A motivação de Contanza na criação da companhia e do exoesqueleto foi justamente ajudar seu filho, Oscar, a poder andar mais uma vez. O garoto, que tem hoje 16 anos, nasceu com uma condição genética neurológica e é cadeirante desde muito pequeno.

Oscar foi um dos primeiros usuários do traje robótico desenvolvido por seu pai, permitindo que, pelo menos por algumas horas diárias, ele possa se mover praticamente sem ajuda dos outros. “Me sinto independente”, afirma o rapaz. Um baita presente de pai, não é?

Por enquanto, o equipamento é muito caro – custando cerca de 150 mil euros (R$ 928 mil) – e não está disponível para compra individual, mas diversos hospitais na França estão utilizando o exoesqueleto para reabilitar pacientes. A ideia é que, no futuro, a empresa possa criar uma versão mais leve e compacta do traje, feita sob medida para o uso domiciliar.

Fonte: BBC News

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários