Já que não podemos contar com os humanos para manter o meio-ambiente limpo, só nos resta recorrer à tecnologia para eliminar a sujeira que produzimos. Essa é a ideia por trás de um robô que utiliza a IA da Microsoft para coletar cigarros jogados nas praias.

O projeto BeachBot – também chamado de BB – foi criado por dois engenheiros holandeses que decidiram buscar ajuda na inteligência artificial para, bem, lidar com um problema originado pela falta de inteligência natural.

Adeus, cigarro

De acordo com Martijn Lukaart e Edwin Bos, da TechTics, o simpático BB foi feito sob medida para circular pela areia da praia e identificar as bitucas de cigarro por meio de um combo de câmeras e um algoritmo de visão computacional.

Para ajudar o robô a reconhecer cada vez melhor esse tipo de lixo, a dupla não só utilizou a inteligência artificial da Microsoft, mas também um aplicativo de machine learning da mesma empresa chamado Trove AI.

Com o app, é possível conectar o sistema por trás do BB a pessoas que quiserem colaborar com o projeto. Como elas ajudam nesse processo? Enviando imagens de bitucas. O time já recebeu 200 fotos, mas espera chegar a pelo menos 2 mil para melhorar seus resultados.

Estima-se que, anualmente, 4,5 trilhões de bitucas de cigarros são jogadas nas praias, o que mostra que o robô da TechTics e sua IA vão ter um trabalho e tanto pela frente. Os criadores do BB, no entanto, preferem que as pessoas sejam mais conscientes. Faz sentido.

Fonte: Windows Central

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários