Surfando na maré de inteligência artificial, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) vai passar a adotar a tecnologia a partir desta segunda-feira (15). A ideia é reforçar o combate contra fraudes e reduzir a fila de espera por meio da IA.

Além da perícia médica presencial, o auxílio-doença (atualmente chamado de benefício por incapacidade temporário) também pode ser solicitado por meio de envios de atestados. O grande problema é que esse modo remoto também abre margem para fraudes e documentos irregulares.

Por conta disso, a nova ferramenta baseada em IA do INSS vai abusar da tecnologia para varreduras e análises de todos os atestados enviados pelo Atestmed.

E através do cruzamento de bancos de dados do robô desenvolvido pela Dataprev, será possível analisar informações como hospital ou estado de emissão do atestado, além de nome, assinatura, CRM e até grafia do médico para evitar documentos irregulares no sistema.

INSS

Imagem: rafastockbr/Shutterstock

Novo sistema do INSS também deve agilizar processos

E além de reforçar o combate contra fraudes, a ideia é que o sistema também agilize os processos e reduza o tempo de espera para concessão de benefícios.

Resta saber se todas essas inovações adotadas serão suficientes para diminuir cerca de 736.000 documentos irregulares que foram enviados em 2023.

Via: g1 e Agência Brasil

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários