Já era esperado. Este ano a inteligência artificial (IA) simplesmente dominou a Consumer Electronics Show (CES 204). Era IA estava por todos os lados, seja da forma mais sutil, duvidosa ou avançada. Tenho certeza que a indústria entendeu que, desta vez, quem não estivesse com o nome “IA” junto de seus produtos, ia ficar fora dos holofotes da maior feira de tecnologia do mundo.

Acima de qualquer inovação ou solução surpreendente, a inteligência artificial precisava mostrar o seu momento e a CES foi o pontapé inicial este ano. Um sinal claro da ambição generalizada em torno da tecnologia, que está cada vez mais na boca e no subconsciente das pessoas.

inteligência artificial LG - CES 2024

Imagem: LG

Será que é inteligência artificial mesmo?

Mas, calma lá. Nem tudo é mesmo IA. E, pior, depois que o ChatGPT caiu nas graças do povo, tem muita gente confundindo “IA” com inteligência artificial generativa. Não é a mesma coisa e nem tudo é assim “tão novidade”. Mas parecia ser…

Os anúncios e demonstrações transcenderam todo tipo de produto: um travesseiro com inteligência artificial é capaz de ser treinado com o barulho do ronco do usuário para se movimentar e fazer roncador se mexer até parar de roncar; a máquina de lavar com IA detecta automaticamente os diferentes tipos de roupa para sugerir um tipo de lavagem, otimizando uso de água e sabão; a geladeira inteligente analisa os alimentos dentro dela para sugerir receitas; o espelho é capaz de detectar o seu humor, claro, usando inteligência artificial e os carros já trazem assistentes virtuais no melhor estilho ChatGPT e podem literalmente conversar com seus donos para controlar o GPS, o sistema de entretenimento, o ar condicionado e até responder as mais variadas perguntas.

Ah, não dá para esquecer dos robôs, como o Ballie, da Samsung, e o Agent AI, da LG – ambos igualmente impressionantes e utilizam inteligência artificial de alguma forma também.

Da CES 2024 para o resto do ano…

O fato é que quase nenhum produto na CES este ano fugiu do termo “IA”. Talvez isso mostre o quão pressionadas as empresas estavam por seus acionistas, afinal, se é a inteligência artificial que está chamando atenção, é ela que trará investimentos também. De novo: ninguém quer ficar de fora!

Ilustração em 3D da CES 2024, onde é possível ver uma mulher usando headsets e, à frente, aparece a frase "All On"- ou algo como "tudo conectado" em tradução

Imagem: reprodução/CTA

Sim, a CES é um grande encontro entre marcas, executivos e varejistas de diversos setores e certamente serve como termômetro das maiores tendências tecnológicas do ano. Ou seja, 2024 vai ser um ano cheio de IA e isso só mostra quão onipresente a tecnologia será daqui para frente. Quem vai querer ficar de fora?!

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários