BYD ultrapassa Tesla no quarto trimestre de 2023 e alcança marco de 500 mil EVs vendidos
No período, a principal concorrente da chinesa apresentou um montante de pouco mais de 480 mil veículos vendidosBy - Tissiane Vicentin, 5 janeiro 2024 às 9:50
A fabricante de carros elétricos chinesa BYD conquistou um marco para a empresa: a venda de 526.409 BEVs (acrônimo para Batery Electric Vehicle ou Veículo Elétrico a Bateria na tradução) globalmente no último semestre de 2023. O resultado, aliás, é bastante expressivo especialmente se considerado que a empresa de Shenzhen ultrapassou no período uma das principais gigante do mercado de EVs, a Tesla.
Esta é a primeira vez que a BYD ultrapassa a Tesla que, por sua vez, conseguiu o montante de 484.507 no mesmo período. Vale destacar, no entanto, que 90% da produção dos carros elétricos da empresa, de acordo com levantamento feito pela Statista, ainda é vendida para o mercado interno chinês.
Apesar de ter também registrado um aumento considerável na produção de EVs no ano passado, boa parte dos veículos ainda eram híbridos.
Para ter uma ideia: o volume de carros produzidos em 2023 pela BYD, segundo a Statista, foi de 3,02 milhões, mas cerca de 1,4 milhões destes carros eram híbridos.
Nesse sentido, a Tesla permanece rainha, porque os carros da empresa totalmente elétricos contabilizaram no mesmo período cerca de 1,84 milhões em termos de veículos produzidos.
BYD na concorrência pelo 1 lugar no pódio dos carros elétricos
Atualmente, a BYD possui participação em mercados de mais de 70 países, incluindo o Brasil.
Ainda de acordo com outro levantamento recente pela Statista, de setembro de 2023, a BYD foi responsável pela venda de quase 1,2 milhão de veículos elétricos plug-in (incluindo híbridos plug-in) No primeiro semestre de 2023 – sozinha.
Esse total foi quase o dobro das vendas de veículos elétricos produzidos pela BMW, Volkswagen e Mercedes juntas – algo que, vale salientar, é bastante compreensível. As tradicionais montadoras alemãs, apesar de terem tradição no mercado de veículos e de estarem investindo em estratégias para entrar no mercado de EVs, elas ainda possuem como venda principal seus carros a combustão.
Comentários