Protagonista de Grand Theft Auto 3 era mudo ‘por economia’, diz ex-dev
Obbe Vermeij trabalhou na Rockstar Games durante a criação de Grand Theft Auto 3, e vem compartilhando bastidores em seu blog pessoalBy - Rafael Arbulu, 6 janeiro 2024 às 12:30
A esta altura, você já sabe quem é Obbe Vermeij, o desenvolvedor de jogos que trabalhou na Rockstar Games durante a criação de Grand Theft Auto 3 (GTA 3) e que deixou a empresa em 2009. E como de praxe, você já sabe que ele anda contando segredos de bastidores dos jogos da empresa em seu blog pessoal e perfis em redes sociais.
Desta vez, não foi diferente: falando especificamente sobre GTA 3, Vermeij foi questionado sobre o fato do protagonista do jogo – “Claude” – não ter dublagem: o jogo marcou a entrada da franquia na era 3D ao ser lançado no PlayStation 2 em outubro de 2001, mas dentre todos os títulos desta época até hoje, este é o único onde o protagonista era completamente mudo. O motivo para isso é simples: economia de recursos.
At least part of it was that we had to cut corners. The audio dept were busy as it was.
— Obbe Vermeij (@ObbeVermeij) December 19, 2023
“Pelo menos parte disso era por nós termos que buscar atalhos. A profundidade de áudio [em Grand Theft Auto 3] já era bem cheia sem isso.” – Obbe Vermeij
Claro, na época, a “mudez” do protagonista era mais uma desculpa conveniente que gamers inventaram, e a ideia de economizar memória e processamento já era esperada pelo público. A Rockstar só foi mesmo incorporar a falta de sonoridade de forma canônica quando Claude apareceu em Grand Theft Auto: San Andreas – o jogo se ambientava após Vice City, mas antes de GTA 3, quando você realizava missões para Catalina, a traficante colombiana que viria a ser a antagonista no jogo do “gângster silencioso”.
A razão para a justificativa acima ter sido revelada no X (ex-Twitter) ao invés do blog pessoal de Vermeij também é fácil de entender: o blog não existe mais. Conforme o gamedev ia revelando histórias de bastidor, a Rockstar ia se incomodando cada vez mais. A situação se tornou insustentável em novembro de 2023, quando a empresa ameaçou acionar o homem na justiça se ele não parasse (via PC Gamer).
Como o blog não tinha intenção de ser controverso – e o próprio Verdeij disse ter falado as coisas “na inocência” – o autor decidiu fechar a plataforma. Outro tema que ele chegou a abordar antes do fim foi o cancelamento de Agent, o jogo que a Rockstar anunciou-mas-nunca-lançou.
Felizmente, certas dúvidas ainda são “perguntáveis” sem que ele seja colocado em problemas, então seu perfil no X ocasionalmente posta uma ou outra curiosidade sobre a franquia.
Comentários