Acessibilidade é um assunto difícil de se abraçar, em termos tecnológicos, e a Bandai Namco é o exemplo mais recente disso: por alguma razão, o filtro visual de Tekken 8 para jogadores daltônicos vem causando justamente o efeito oposto – ao invés de ajudar, ele está afastando o público, que relatou nas redes sociais que o uso do filtro vem causando dores de cabeça e tonturas em várias pessoas.

Segundo o IGN, um vídeo divulgando a acessibilidade de Tekken 8 foi compartilhado – de maneira elogiosa – no X (ex-Twitter). Alguns respondentes, no entanto, relataram as reações negativas, como você vê a seguir.

“Por que não tem ninguém falando da opção de acessibilidade de Tekken 8 para daltônicos? Literalmente nenhum outro jogo fez isso.” – @SJS | Gatterall

“Por favor, parem de me marcar no vídeo com o filtro para daltônicos de Tekken 8. Ele já me causou sintomas de enxaqueca e eu não posso me dar ao luxo de ter algo assim agora, ou pior. Obrigada a todos.” – Morgan Baker, líder do time de acessibilidade da Electronic Arts

“Daltonismo” é, de uma forma resumida, uma deficiência da capacidade de processamento de certas cores pelos olhos da pessoa afetada. Na maior parte dos casos, tons de vermelho ou verde passam despercebidos na vista do paciente, mas há versões mais extremas do problema onde a pessoa não consegue identificar cores completas (por exemplo: qualquer vermelho).

O vídeo acima mostra um filtro bastante denso para daltônicos: o lutador à esquerda é representado pelas linhas verticais, enquanto o lutador da direita segue seus movimentos representado por linhas horizontais.

Centenas de jogos já consideram opções de exibição visual específicas para gamers daltônicos, como Assassin’s Creed Valhalla, Apex Legends, Call of Duty: Modern Warfare III e vários outros. O site PC Gaming Wiki tem um verbete específico para isso, com uma listagem que vai até títulos lançados em 2011.

Tekken 8 (2)

Imagem: divulgação/
Bandai Namco Entertainment

Na parte da Bandai Namco, o diretor de Tekken 8, Katsuhiro Harada, foi ao X defender a aplicação, dizendo que o feedback dela foi majoritariamente positivo, e que as reclamações são de uma minoria que “ou não entendeu o que queremos fazer, ou viu um vídeo pela internet sem experimentá-lo por conta própria”. Harada também disse que nem ele, nem sua equipe prometeram que os filtros de acessibilidade do jogo cobririam todos os jogadores.

A saber, Tekken 8 tem lançamento previsto para 26 de janeiro de 2024, para PC, PlayStation 5 e Xbox Series S/X. Atualmente, tem uma demo do jogo disponível para consoles.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários