A Turma da Mônica ganhou uma exposição comemorativa gratuita, em comemoração aos 60 anos da criação da personagem que dá nome aos quadrinhos. Sim, estamos falando da menina de vestido vermelho, dentes grandes e que carrega o coelho Sansão pelas orelhas por onde quer que ela vá.

Encabeçada pela Maurício de Sousa Produções (MSP), em parceria com a Casa das Rosas, em São Paulo (SP), a exposição tem como tema o mote “Sempre Fui Forte” e acontece 20 de dezembro a 20 de fevereiro.

O local é um dos principais museus da capital paulista e seu acervo bibliográfico é composto por obras do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950.

A parceria também conta com apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura e da Fenix Cultural e o patrocínio do Bradesco, da farmacêutica Sanofi e o apoio da BIC e SkyFix.

O foco é o público infantil, por isso o período de exibição foi escolhido para coincidir com as férias escolares. Além disso, o local também receberá uma programação para a família, com espaço para leitura das histórias que fizeram e ainda fazem parte de gerações.

Mônica: exposição de 60 anos São Paulo conta história da personagem

A primeira vez que Mônica apareceu nas tirinhas dos jornais foi em março de 1963. A personagem, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa, foi inspirada em uma de suas filhas, também chamada Mônica.

Curiosamente, a Mônica personagem apareceu para ser uma coadjuvante nas tiras de jornais do seu arqui-inimigo Cebolinha, mas conseguiu conquistar o público e se tornar a protagonista de sua própria revistinha em 1970.

Mônica e Maurício de Sousa, filha e pai, na Casa das Rosas, onde acontece a exposição Sempre Fui Forte em comemoração aos 60 anos da protagonista da Turma da Mônica

A verdadeira Mônica, filha de Mauricio de Sousa que inspirou à personagem, ao lado do pai – Imagem: divulgação/MSP

“Receber esta exposição tão representativa, celebrando os 60 anos da Mônica, nos deixa muito animados”, ressaltou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

“A Mônica tem feito parte da vida de pessoas de diferentes gerações, conquistando um lugar marcante em nosso imaginário coletivo. Esta é uma oportunidade muito especial de crianças e adultos se aproximarem ao compartilhar, no Museu, uma experiência estimulante a ambos os universo”, completou Marcelo Tápia, diretor da Casa das Rosas.

A mostra é composta por 12 salas e traz a trajetória completa da Mônica, desde sua estreia até se tornar um ícone cultural. No caminho, os visitantes se deparam com momentos emblemáticos da personagem, como a primeira tira publicada na Folha de SP, fotos representativas e objetos históricos – incluindo o coelho original da Mônica (que pode ser visto na foto acima, atrás da Mônica real).

Além de poderem passear por uma imersão na história da garota forte e amada por milhões ao redor do mundo, a exposição Sempre Fui Forte também reserva aos visitantes um local para leitura dos famosos quadrinhos da Turminha e outras atividades interativas como o Monicolorindo, quadrinhos com desenhos para colorir, e oficina de artes.

Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de se deparar com obras inéditas de Mauricio de Sousa.

Para além da Mônica, a mostra também exibe projetos atuais da MSP como a premiada série para crianças em idade pré-escolar “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” e uma seção dedicada aos longas live action, acompanhada por uma linha do tempo desse segmento – incluindo a bicicleta usada no filme “Laços”.

Outros artefatos também ganham destaque, entre eles uma caricatura especial do criador da Turminha Mauricio de Sousa saudando os visitantes.

No espaço, os visitantes poderão conhecer também os bastidores dos processos de criação das capas dos quadrinhos e ver miniaturas colecionáveis, como os brinquedos Toy e outros originais exclusivos.

A produção também afirma que “surpresas que serão reveladas durante a visita”.

“Pensamos em tudo com muito carinho para retribuir a dedicação dos que acompanharam a trajetória da personagem, que conta com anos de sucesso. Estamos muito animados para estarmos com vocês nessa exposição e temos a certeza que os visitantes irão se encantar com essa imersão no universo MSP! Os fãs não perdem por esperar”, destaca Mônica Sousa, que é atualmente a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.

_

Serviço – Exposição “Sempre Fui Forte” de 60 anos da Mônica

Data: De 20 de dezembro de 2023 a 20 de fevereiro de 2024

Onde: Casa das Rosas

Endereço: Av. Paulista, 37 – Bela Vista, São Paulo (SP)

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h as 17h30 – com permanência até as 18h | o jardim do local fica aberto para visitação de segunda a domingo, das 7h às 22h.

Faixa etária: sem restrições

Ingresso: gratuito

Organização e curadoria: Jacqueline Mouradian

Realização: Mauricio de Sousa Produções, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Poiesis, Casa das Rosas e Fenix Cultural. Com patrocínio de Bradesco e Sanofi e apoio da SkyFix e BIC.

Mais informações em: turmadamonica.uol.com.br/monica60

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários