Um novo recurso de segurança chamado “Stolen Device Protection” – a Proteção de Dispositivo Roubado, carinhosamente traduzido para “modo ladrão” – já está em fase de testes no iOS 17.3 beta; a próxima atualização do sistema operacional do iPhone que, por enquanto, está disponível apenas para desenvolvedores.

Combinando informações de geolocalização, atrasos de tempo e leituras biométricas extras, a novidade vai permitir que o usuário proteja seus dados caso o telefone seja roubado.

Proteção de Aparelho Roubado - modo ladrão do iPhone no iOS 17.3

Imagem: Apple

Como funcionará o “modo ladrão” do iPhone

A partir do momento que o recurso for ativado, o iPhone irá solicitar uma segunda autenticação biométrica (seja por reconhecimento facial, via Face ID, ou por impressão digital, via Touch ID) ao identificar que o aparelho está fora de uma localização familiar, como a casa ou local de trabalho do usuário.

Face ID está com erro no iOS 16

Imagem: franz12/shutterstock.com

Mais do que isso, o sistema irá exigir uma hora para qualquer alteração na senha do Apple ID pelo telefone. E mesmo após esse período, também vai solicitar uma nova autenticação biométrica na hora de mudar a senha do iPhone – o que promete dificultar a vida dos criminosos e dar mais tempo para que o usuário bloqueie o dispositivo em caso de roubo.

Essa nova proteção, segundo a própria Apple, visa eliminar uma prática comum entre ladrões de iPhone, que exigem a senha do aparelho no momento do crime ou ainda o roubam desbloqueado. Assim, hoje é possível tanto redefinir a senha do Apple ID quanto desligar o recurso de localização “Find My”.

O “modo ladrão” do iPhone também vai exigir autenticação biométrica para acesso às senhas do iCloud Keychain e a senha do aparelho não substituirá as verificações biométricas quando a proteção extra estiver ativada.

A Proteção de Dispositivo Roubado bloqueia as seguintes alterações no iPhone:

  • uso de senhas no lugar da autenticação biométrica;
  • acesso às senhas salvas no dispositivo;
  • desligar o modo de aparelho perdido no Find My;
  • usar métodos de pagamento salvos no aparelho;
  • apagar dados do iPhone

Para ações ainda mais confidenciais, como mudar a senha do Apple ID, atualizar configurações de segurança, alterar senha ou configurações do Touch/Face ID e desativar a proteção Find My ou “modo ladrão”, o atraso de segurança de uma hora entrará em ação sempre que o aparelho estiver longe de locais familiares, exigindo uma segunda autenticação biométrica após esse atraso.

Como ativar o “modo ladrão” do iPhone

Para quem tiver acesso ao iOS 17.3 beta, basta abrir as Configurações do iPhone, tocar em Face ID (ou Touch ID) e senha e, em seguida, ativar a Proteção de Dispositivo Roubado.

Via: MacRumors, 9to5Mac, WSJ e Tecnoblog

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários