Bitkey: empresa de Jack Dorsey lança carteira de hardware em 95 países
Com mecanismo de autenticação dois de três, Block promete mais segurança e facilidade em casos de perdas das chaves de autenticação do clienteBy - Liliane Nakagawa, 12 dezembro 2023 às 13:32
A empresa Block (conhecida anteriormente por Square) do cofundador do Twitter e apoiador do protocolo Nostr Jack Dorsey anunciou recentemente o lançamento da Bitkey, uma carteira de hardware (carteira de Bitcoin), em 95 países do globo, já em pré-venda e com entrega prevista para o começo de 2024.
A carteira física de Bitcoin anunciada na quinta-feira (7) propõe mais segurança ao manter os criptoativos em carteira autocustodiada em vez de carteiras de custódia ou bolsas.
Há quem veja problemas em guardar bitcoins nesse modelo de carteira, visto que há o ônus em lembrar ou armazenar com segurança senhas ou frases-semente (seed phrases) longas para desbloquear uma conta. Entretanto, a equipe Proto, da Block, afirma ter resolvido essa dificuldade usando um mecanismo de autenticação dois de três.
Com funciona a autenticação da carteira Bitkey
Enquanto a carteira de hardware e um aplicativo móvel, que representam as duas chaves, ficam com o cliente, a empresa armazena uma terceira no servidor, usada apenas para autenticar transações para movimentar bitcoin em caso do cliente ter apenas o aplicativo e para recuperar a conta quando o dispositivo ou telefone é perdido, segundo a Block. Ao ter acesso apenas a uma chave, a empresa alega que não pode acessar ou mover os bitcoins dos clientes.
Nos casos em que o cliente perde ambas as chaves, a empresa afirma que pode lidar com o cenário recorrendo à chave do lado do servidor, recuperação detalhada recentemente em um post de blog da empresa.
“As pessoas que possuem Bitcoin em bolsas de valores e plataformas de custódia hoje em dia muitas vezes hesitam em mudar para carteiras de autocustódia porque ficam nervosas com a possibilidade de cometer erros, especialmente com a exigência histórica de que você deve guardar com segurança senhas longas de 12 ou 24 palavras chamadas ‘frases-semente'”, disse Lindsey Grossman, líder de negócios da Bitkey, em um comunicado.
Via TechCrunch
Comentários