A Wi-Fi Alliance confirmou presença na CES 2024; a maior feira de tecnologia acontece em Las Vegas, entre os dias 9 e 12 de janeiro. Mais do que isso, a instituição revelou também que o novo – e já tão esperado – padrão Wi-Fi 7 será lançado no primeiro trimestre do próximo ano.

Wi-Fi 7 na CES 2024

Imagem: Wi-Fi Alliance

Assim, podemos esperar novos dispositivos apresentados na CES já com a nova tecnologia embarcada. Mas isso não é tão novidade assim. No ano passado, quando anunciou o Snapdragon 8 Gen 2, a Qualcomm já incluiu o Wi-Fi 7 no seu chipset – que segue no atual Gen 3, lançado em outubro.

Mas o que realmente interessa nessa história é que com o padrão oficialmente lançado, a transição promete ser mais rápida. Além de suporte a velocidades de conexão ainda mais altas, o Wi-Fi 7 vai possibilitar novas aplicações de realidade aumentada, virtual e estendida.

Homem veste um headset de realidade mista

Imagem: KDdesignphoto/shutterstock


blog KaBuM! estará presencialmente em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante a CES 2024. Estamos preparando uma cobertura especial, trazendo novidades e tendências da feira, que acontece entre os dias 9 e 12 de janeiro. Enquanto você aguarda pelas novidades, veja outros conteúdos relacionados:


Wi-Fi 6 vs. Wi-Fi 7

Atualmente, o Wi-Fi 6 é o padrão presente em muitos roteadores; a velocidade de transferência é de até 9,6 Gbps (gigabits por segundo). Antes, o Wi-Fi 5 tinha limitação de 3,5 Gbps.

Wi-Fi 7

No Wi-Fi 7 o grande pulo será em relação à essa velocidade de transferência – throughput para os íntimos. Na próxima versão, será de aproximadamente 46 Gbps – ou seja quase 5 vezes mais rápido.

Claro, esses 46 gigabits por segundo representam um valor teórico; ainda assim, na prática, a velocidade de transmissão do Wi-Fi 7 deve ficar próxima dos 40 Gbps. É bem rápido!

Arte mostra o símbolo do Wi-Fi 7

Imagem: Lost_in_translation/Shutterstock

Outra evolução importante está relacionada ao número de canais e à largura de banda da nova versão do protocolo, que podem garantir uma troca mais rápida de dados entre vários dispositivos ao mesmo tempo.

O Wi-Fi da próxima geração também terá até 16 antenas para receber e transmitir dados – o dobro da versão atual (8). O que isso significa? Mais aparelhos conectados simultaneamente em alta velocidade e menos interrupções na conexão wireless.

MediaTek quer apresentar Wi-Fi 7 em janeiro

Imagem: Mohamed Hassan/PxHere

As principais aplicações do Wi-Fi 7

Toda essa evolução trazida pelo Wi-fi 7 vai melhorar muito a taxa de transmissão de dados com menor latência. São duas características incríveis para aplicações como:

  • Transmissão de vídeo
  • Conferência de vídeo/voz
  • Jogos sem fio
  • Colaboração online em tempo real
  • Computação em nuvem
  • Internet Industrial das Coisas
  • AR/VR imersiva
  • Telemedicina interativa

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários