Diretor de Final Fantasy XV culpa Square Enix por cancelamento da DLC do jogo
Hajime Tabata, que deixou a Square Enix para fundar o estúdio JP Games, disse que os problemas de Final Fantasy XV foram decisão da publisherBy - Rafael Arbulu, 4 dezembro 2023 às 12:47
O cancelamento da expansão Dawn of the Future, de Final Fantasy XV, foi uma decisão conduzida pela publisher do jogo – a japonesa Square Enix – de acordo com então diretor do produto, Hajime Tabata.
O executivo deu entrevista ao portal 4Gamers, explicando a sua saída da empresa, que se deu por uma “diferença de filosofias” que o levou a acreditar que poderia produzir jogos conforme sua própria visão, o que, ele alega, não foi o caso.
A saída de Tabata veio em um momento conturbado: em outubro de 2018, dois anos após o lançamento original de Final Fantasy XV, o jogo havia acabado de chegar ao Windows (PC). Apesar do sólido desempenho e da oferta na plataforma contemplar as expansões até então lançadas em um único pacote, o material não foi suficiente para manter o bom histórico da Luminous Productions – divisão chefiada por Tabata.
Mais ou menos na mesma época, Tabata contou, ele e sua equipe foram avisados que Dawn of the Future (o “guarda-chuva” que contemplou “Episódio: Gladiolus”, “Episódio: Prompto”, “Episódio: Ignis” e “Episódio: Ardyn”) seria finalizado sem que outros episódios fossem produzidos (rumores apontavam para um “Episódio: Lunafreya” e um “Episódio: Noctis”, mas nunca foram confirmados).
O estúdio em si viria a ser fechado após o desempenho insalubre de outro jogo – Forspoken – mas Tabata já havia deixado a empresa nesta época e fundado a JP Games. Segundo o diretor e agora CEO, a nova companhia já tem um projeto em andamento – um RPG japonês “autêntico”, segundo ele – mas a publisher do novo jogo ainda não pode ser revelada.
Hajime Tabata também comentou seu arrependimento em “permitir” que o conteúdo adicional fosse cancelado, já que, por causa dessa decisão, ele e sua equipe “não puderam cumprir uma promessa” aos fãs de Final Fantasy XV.
Vale citar que a franquia já seguiu em frente, tendo lançado Final Fantasy XVI em junho deste ano, no PlayStation 5. A marca agora espera a chegada de 29 de fevereiro de 2024, data marcada para o lançamento de Final Fantasy VII Rebirth no mesmo console.
Comentários