A comunidade da montagem de PCs está bem empolgada com o lançamento do Raspberry Pi 5 e, não à toa, um especialista já mostrou que o novo mini computador não está para brincadeiras: um vídeo publicado no canal de Jeff Geerling mostra o novo produto rodando com uma placa de vídeo (GPU) conectada externamente.

Isso porque, entre as novidades do Raspberry Pi 5, há uma porta PCIe, que permite a acoplagem de acessórios externos. Por essa razão, Geerling conseguiu conectar uma placa de vídeo antiga – fabricada em 2016, segundo ele próprio –, mas a conexão não foi feita de imediato e exigiu um “trabalhinho”…

Antes de entrarmos no “tecniquês” da coisa, é importante ressaltar que esse projeto não é imediatamente possível de ser reproduzido por qualquer um. Isso porque Geerling usou componentes que não estão disponíveis para venda – especificamente, um módulo feito sob medida pela Pineberry Pi, para ele. Uma versão deve entrar em comércio ano que vem, mas sem previsões muito exatas.

O tal módulo foi o que serviu como “ponte” entre a GPU e o Raspberry Pi 5. Sem ele, a interface de conexão PCIe x16 não mostra compatibilidade entre PC e placa de vídeo. Mais além, a placa em si não era robusta o suficiente, e precisou de uma fonte de energia separada apenas para ela.

O processo todo de construção ao funcionamento é bastante detalhado no vídeo acima. Se você é fã da comunidade DIY que comumente usa o Raspberry Pi 5 (e versões anteriores) em seus projetos, definitivamente vai querer assistir com atenção para saber o que o futuro lhe reserva.

Comentários

0

Please give us your valuable comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários