Black Friday 2023: gastos do consumidor brasileiro com compras via app crescem 12%
País foi um dos principais mercados de crescimento da modalidade, ficando atrás apenas do Reino Unido, da França e dos Estados Unidos (13%)By - Tissiane Vicentin, 30 novembro 2023 às 14:25
Parece que a Black Friday 2023 foi um bom momento para consumidores explorarem a oportunidade de compra via app. Segundo estudo feito pela AppsFlyer, fornecedora de soluções de mensuração e análise de dados para aplicativos, as aquisições de usuários por meio dessa modalidade móvel de compra representaram um aumento de 12% durante o período no Brasil — ficando atrás apenas do Reino Unido (22%), da França (18%) e dos Estados Unidos (13%).
Entre janeiro até a data da Black Friday, o País conquistou o topo do ranking de países com maior incremento em vendas via app, com aumento de 22% no total, ficando à frente de países como Estados Unidos e França, ambos com 19%.
“Mesmo diante das incertezas que permearam o setor [de varejo] em 2023, vimos esse crescimento tão importante nos gastos com compras via aplicativos”, observa Renata Altemari, diretora executiva da AppsFlyer no Brasil.
iOS ganha destaque nas compras via app
Dentre os sistemas móveis do mercado, a análise ressalta que o iOS apresentou um crescimento de 87% considerando instalações não-orgânicas de aplicativos em comparação ao ano passado.
Instalações não orgânicas representam os apps instalados a partir de publicidade paga recebida por usuários e as quais o levaram a realizar a ação dentro de dispositivos móveis.
Para Renata, essa movimentação é resultado do setor de marketing reconhecendo a relevância do sistema da Apple dentro do cenário digital atual e, portanto, a inclusão do OS em planejamentos e alocações de recursos de marcas para capitalizar em cima da plataforma.
As conclusões obtidas pela AppsFlyer para a confecção do relatório foram feitas a partir da base de dados da empresa, composta por 68% do mercado de aplicativos no Brasil. Dentre os clientes globais da companhia estão marcas como Coca-Cola, eBay, Nike, Pinterest, Telefonica e outros.
Comentários